Médico uruguaio morre ao tentar atravessar Rio da Prata nadando

Gonzalo Leal, médico uruguaio de 55 anos, morreu ao tentar atravessar o Rio da Prata a nado na última quinta-feira, 1. 

A informação foi confirmada na sexta-feira 2 por autoridades locais e conhecidos do médico. Ele estava muito perto de tocar a costa argentina e de realizar o sonho quando morreu.

Leal era um cirurgião renomado que vivia na cidade de Salto, no noroeste do Uruguai. Alejandro Pérez, porta-voz da Marinha do Uruguai e capitão de mar e guerra, disse que o médico uruguaio morreu “faltando um quilômetro para completar sua jornada.”

Argentina investiga morte de médico uruguaio

rio da prata
O Rio da Prata tem cerca de 220 km de largura máxima | Foto: Wkimedia Commons/Earth Sciences and Image Analysis Laboratory, NASA Johnson Space Center

O médico era pai de quatro filhos. Ele foi candidato a prefeito de Salto pelo Movimento Naranja do Partido Colorado em 2020.  E anunciou que começaria a travessia entre 1 e 10 de fevereiro, quando fosse autorizado pelas autoridades, por meio do seu Instagram.

“Sempre há uma embarcação que acompanha esse tipo de atividade”, disse Pérez aos jornalistas. “Ele foi colocado na embarcação, e foi impossível reanimá-lo devido à parada cardíaca que ele sofreu. ” O porta-voz da Marinha uruguaia também disse que o caso está sob jurisdição da Argentina.

Gonzalo Leal era um nadador experiente. Ele partiu por volta das 04h30 de quinta-feira da cidade uruguaia de Colonia del Sacramento para nadar 40 km até a localidade argentina de Punta Lara, na província de Buenos Aires, segundo o jornal O Globo.

Leal queria atravessar “o rio mais largo do mundo”, conforme indicado pela a Open Waters Argentina (OWA), o circuito para amantes da natação em águas abertas que organizou o evento. O Rio da Prata tem cerca de 220 km de largura máxima.

“Esse uruguaio de 55 anos, treinado pelo espanhol Sergi García, representa o Club Remeros de Salto”, disse a OWA. “Durante todo o ano passado, ele dividiu seu tempo entre a sala de cirurgia (como cirurgião vascular) e a piscina, se preparando para esse desafio.”

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading