Manhã de segunda-feira com tempestade e chuvas intensas

O primeiro dia útil da semana começa com condições climáticas adversas. Na manhã desta segunda-feira, 29, há cinco alertas ativos. Emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), eles são referentes a tempestade e chuvas intensas.

Nesta manhã, de todos os avisos, quatro aparecem na cor amarela, o que representa “perigo potencial”. O outro, no entanto, surge na cor laranja, que tem “perigo” como grau de severidade na classificação do Inmet. Os cinco alertas valem até as 10 horas de hoje.

O primeiro alerta desta manhã de segunda-feira é de tempestade. A área de atuação dele vai do nordeste gaúcho (sobretudo, a região serrana) até o Vale do Ribeira e o litoral sul paulista. Ele passa, ainda, por Santa Catarina (com exceção ao extremo oeste) e pelo Paraná (exceto o noroeste).

Para essa parte do país, há a possibilidade de 50 mm de acumulado de chuva, além de ventos de até 60 km/h e queda de granizo. Combinação que representa riscos, tanto na parte de infraestrutura quanto nas atividades de campo.

“Baixo risco de corte de energia elétrica”, avisa a equipe do Inmet. “Estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.”

alerta amarelo de tempestade
Áreas do Sul e de São Paulo encaram mais um alerta de tempestade | Foto: Reprodução/Inmet

Avisos de chuvas intensas

Na sequência, o Inmet apresenta três alertas amarelos de chuvas intensas. Isso, a saber, representa acumulados de água de até 50 mm e ventos que podem chegar à velocidade de 60 km/h. Eles, no entanto, ocorrem em diferentes partes do país.

O primeiro alerta amarelo de chuvas intensas, por exemplo, vai da faixa central de Rondônia à Região Metropolitana de São Paulo. Ele passa pelo Distrito Federal e pelos Estados de Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

chuvas intensas 1
Do Norte ao Sudeste, chuvas intensas se espalham pelo país | Foto: Reprodução/Inmet

O segundo alerta desta manhã de segunda-feira para chuvas intensas fica restrito ao Nordeste. Isso porque a área de atuação vai como um rastro do nordeste do Maranhão às proximidades de Ilhéus, no leste da Bahia. Nesse sentido, o aviso ainda pega áreas do Piauí, do Ceará e de Pernambuco.

chuvas intensas 2
Mapas mostra a área de atuação do alerta amarelo de chuvas intensas no Nordeste — 29/1/2024 | Foto: Reprodução/Inmet

Assim como o segundo alerta da vez de chuvas intensas, o terceiro também será restrito a áreas de uma única região geográfica do país. No caso, entretanto, parte do Norte. O aviso vai do noroeste do Amazonas (Cabeça do Cachorro) ao sudeste do Amapá. Passa, além disso por parte do Pará.

chuvas intensas 3
Parte do Norte brasileiro enfrenta chuvas intensas em mais uma manhã — 29/1/2024 | Foto: Reprodução/Inmet

Alerta laranja

O alerta laranja desta manhã também é referente à ocorrência de chuvas intensas. Muda, no entanto, a intensidade dos fenômenos. O acumulado, por exemplo, salta para os 100 mm. Além disso, há a possibilidade de as rajadas de vento chegarem até os 100 km/h.

Condições essas que deixam a infraestrutura em risco. “Risco de corte de energia elétrica”, informa o Inmet. “Queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”

De acordo com o Inmet, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, o atual alerta laranja de chuvas intensas abrange Estados espalhados por quatro das cinco regiões geográficas do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Ou seja, apenas a Região Sul está de fora do aviso.

Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.

Maranhão, Piauí e Bahia.

Mato Grosso e Goiás.

Minas Gerais e Espírito Santo.

alerta laranja
Chuvas intensas: parte do Brasil está em alerta laranja | Foto: Reprodução/Inmet

Para a área de atuação do alerta laranja de chuvas intensas, o Inmet divulga, por fim, três instruções:

  1. não se abrigar debaixo de árvores;
  2. não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade; e
  3. desligar aparelhos eletrônicos ou até mesmo o quadro geral de energia.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies