Lula usa dados do Hamas para acusar Israel de ‘terrorismo’

Pelo segundo dia seguido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teceu críticas a Israel. De entendimento com o petista, as forças militares do país do Oriente Médio praticam “terrorismo” contra a população da Tira de Gaza.

Em live transmitida na manhã desta terça-feira, 14, Lula acusou Israel de promover uma “guerra insana”. “Atitude de terrorismo”, prosseguiu o político brasílio ao ser questionado pelo apresentador Marcos Uchôa sobre os desdobramentos do conflito entre israelenses e os terroristas do Hamas.

Na transmissão on-line, o petista definiu que o ataque do Hamas em 7 de outubro no sul israelense foi “terrorista”. No entanto, ele equiparou a ação por segmento do país judaico ao grupo extremista, que estuprou, sequestrou e assassinou centenas de pessoas — incluindo três brasileiros.

“A atitude de Israel, com relação às crianças e às mulheres, é igual ao terrorismo”, disse Lula. “Não tem uma vez que não expor outra coisa”, prosseguiu. “Se eu sei que está pleno de menino naquele lugar, pode ter um monstro lá dentro, eu não posso matar as crianças porque eu quero matar o monstro.”

Para tal asserção, Lula usou dados divulgados pelo Hamas, grupo terrorista que controla as instituições da Tira de Gaza. À prelo estrangeira, os militantes têm divulgado nos últimos dias a informação — não confirmada — de que muro de 5 milénio crianças foram mortas desde o início das ações promovidas por Israel.

Além de confrontar Israel a terroristas, o presidente voltou a tutorar a geração de um Estado palestino independente na região do Oriente Médio. Ele ainda sugeriu que os israelenses estão tentando ocupar Gaza para “expulsar os palestinos” do sítio.

YouTube video

Terrorismo? Entidade critica fala de Lula que equipara Israel e Hamas

A fala de Lula, que tentou equiparar Israel aos terroristas do Hamas, já havia sido branco de contestações por segmento da comunidade judaica no país. De entendimento com a Confederação Israelita no Brasil, a asserção do petista foi “equivocada e perigosa”.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading