Lula diz que pode se inscrever no Enem para cursar economia

O presidente Lula disse, neste domingo, 5, que pode se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para cursar economia. A declaração aconteceu durante a ida do petista ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.

“Quem sabe, qualquer dia desses, eu até me inscrevo para fazer um curso de economia, pois economista é um povo muito sabido”, declarou o chefe do Executivo. “Sempre digo que economista é a pessoa mais sabida do mundo.”

Na ocasião, o presidente disse ainda que as fortes chuvas no país não iriam atrapalhar a aplicação da prova, e que conversou com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

“Estávamos um pouco preocupados com a informação de que por volta de 400 escolas não poderiam ter o Enem devido à chuva e da falta de energia”, contou o petista. “Conversei ontem de manhã com o ministro das Minas e Energias, que conversou com o companheiro Camilo [Santana, ministro da Educação], que conversou com a Agência Nacional [de Energia Elétrica], eles se comprometeram de que hoje todas as escolas estariam prontas para fazer o Enem ou estariam prontas com a energia consertada, ou, aquela que não tivesse pronta, teria gerador.”

Conforme Lula, o aluno que não conseguir fazer a prova por algum problema com a chuva será beneficiado em outra prova.

O Inep é o responsável por organizar as provas do Enem, que são aplicadas por todo o país a fim de selecionar os estudantes que terão vagas em universidades. O presidente visitou uma sala de situação do Inep, que monitora a realização da prova.

Lula estava acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, do ministro Paulo Pimenta (Secom) e de Camilo.

Enem acontece por todo o país

Enem 2023 começa neste domingo, 5
Os candidatos deverão levar canetas com tinta preta; lanche e água para enfrentar as 5 horas de provas | Foto: Reprodução/Freepick

Hoje, os alunos inscritos no Enem fazem as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. Na próxima semana, serão as provas de ciências da natureza e matemática.

Os portões dos locais do exame foram abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. A aplicação da prova começa 30 minutos depois. Ao todo, quase quatro milhões de pessoas estão inscritos no Enem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies