Lucro dos produtores rurais cai no governo Lula

A margem de lucro dos produtores rurais caiu em 2023, marcando o primeiro ano do novo mandato do presidente Lula. A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) divulgou os dados na quarta-feira 6.

“Um resumo da produção agropecuária de 2023 é a velha máxima: ‘Safra cheia e bolso vazio’”, disse Bruno Lucchi, diretor técnico da CNA, durante apresentação dos dados.
A queda no lucro dos produtores

Lucro menor para produtores na pecuária e na agricultura

De acordo com a confederação, as margens de lucro bruto para os produtores de soja e milho caíram 68% e 128%, respectivamente. Trata-se dos grãos mais cultivados no país, vistos como os carros-chefes do agronegócio brasileiro.

A retração da margem ocorreu em razão do aumento do preço dos insumos junto à queda na cotação dos grãos.

“Quanto aos preços da soja, o movimento de queda dos preços teve início em dezembro de 2022, intensificando-se com a entrada da nova safra no Brasil, atingindo a mínima em meados de junho com a saca cotada a R$ 128”, informa o órgão. “Depois de uma leve recuperação entre julho e agosto, a oleaginosa segue com a cotação decrescendo, com o esfriamento da demanda global. Entre janeiro e outubro, as cotações retraíram cerca de 20% na comparação com o ano anterior.”

Para as criações de animais mais expressivas, por sua vez, as margens de lucro foram pressionadas principalmente pela queda nas receitas. O pior resultado veio da pecuária leiteira, com o faturamento caindo 26%. O segundo pior resultado veio dos produtores de ovos: -19%. Na sequência aparecem os criadores de suínos (-4,9%) e de aves de corte (-3,8%).

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading