conecte-se

Agro em Pauta

líder mundial, Brasil controla 40% da produção do planeta

Published

on

líder mundial, Brasil controla 40% da produção do planeta

O Brasil celebra o Dia Nacional do Café nesta sexta-feira, 24. Atualmente, 40% de toda produção mundial dessa cultura tem origem no país — e a liderança nacional não é de hoje.

+ Nestlé anuncia investimento de R$ 1 bi em marca de café do Brasil

Advertisement

Nos arquivos mantidos pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) sofre a safra global, por exemplo, o Brasil lidera o ranking de produtores desde os primeiros registros. E eles começam em 1960, ou seja: há mais de 60 anos. Contudo, a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) afirma que o domínio do país sobre esse mercado é ainda mais antigo. Segundo essa instituição, no fim do século de 19, o controle mundial já era brasileiro.

Curiosamente, essa planta nem sequer é nativa do continente americano. Os primeiros registros dela remontam ao século seis no Iêmen. No Brasil, o cultivo em escala dos cafezais começou somente em 1781, no Rio de Janeiro.

Safra nacional de café

Hoje, a região Sudeste é a grande produtora brasileira da cultura. Quase 90% da colheita nacional de café tem origem nessa parte do país.

Advertisement

+ O papel do café no desenvolvimento do Brasil

O grande destaque é Minas Gerais, que detém 51% da produção. Na segunda posição aparece o Espírito Santo com 25%. No top cinco também estão São Paulo (9,5%), Bahia (6%) e Rondônia (4,6%).

Ao todo, a Companhia Nacional de Abastecimento estima que o território nacional tenha quase 8 milhões de pés de café no Brasil. Eles estão espalhados por cerca de 2 milhões e devem dar origem a quase 58 milhões de sacas beneficiadas.

Advertisement

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Advertisement