Juiz que mandou soltar Lula deve assumir berço da Lava Jato

O juiz Danilo Pereira Júnior, que determinou a soltura de Luiz Inácio Lula da Silva, deve assumir a 13ª Vara Federal de Curitiba, base da Operação Lava Jato.

Já o juiz Eduardo Appio, que havia herdado os processos remanescentes da Lava Jato, deve assumir a 18ª Vara Federal de Curitiba, onde tramitam processos previdenciários.

As possíveis mudanças foram anunciadas pela Justiça Federal de Curitiba na última quarta-feira, 8.

A Justiça Federal consegue indicar as varas que Appio e Danilo vão assumir, em razão do critério de antiguidade. Essa regra diz que o juiz com mais tempo de carreira tem preferência quando pede para ocupar determinada função.

Essas mudanças ainda precisam ser aprovadas e referendadas pelo Conselho Administrativo do Tribunal Regional Federal da 4º Região.

Além dessas possíveis mudanças, a Justiça Federal do Paraná anunciou que a juíza Bianca Georgia Cruz Arenhart deve assumir a 12ª Vara Federal, responsável pelas execuções penais.

O trabalho do juiz Eduardo Appio na 13ª Vara Federal de Curitiba foi tumultuoso

O começo de Appio na 13ª Vara Federal de Curitiba foi tumultuoso. Três meses depois de começar a decidir sobre a Lava Jato, ele foi acusado de ameaçar o desembargador Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Na ocasião, Appio foi afastado.

A suposta ameaça se deu durante um telefonema para o filho do desembargador, o advogado João Malucelli, genro e sócio de Moro.

Em outubro, Appio assinou um acordo com o Conselho Nacional de Justiça, e desistiu de reassumir a Lava Jato.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading