Judiciário arquiva ação da PGR contra Bolsonaro por declaração sobre Maria do Rosário

O 2º Juizado Especial Criminal de Brasília decidiu arquivar uma ação movida pela Procuradoria Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro devido a uma declaração controversa sobre a deputada Maria do Rosário (PT-RS).

O juiz Francisco Antônio Alves de Oliveira acatou o parecer do Ministério Público Federal do Distrito Federal e Territórios, alegando que houve prescrição, indicando excesso de prazo para uma eventual punição a Bolsonaro.

“Por todo o exposto, tendo em vista a data do recebimento da denúncia, o período em que o processo permaneceu suspenso (e o correspondente prazo prescricional) e a pena máxima cominada, de 6 meses de detenção, verifica-se a ocorrência da prescrição da pretensão punitiva do Estado, considerando-se a pena em abstrato, uma vez que transcorridos mais de 3 anos sem que tenham ocorrido outras causas de interrupção e suspensão”, afirmou o juiz em sua decisão.

A ação remonta a uma declaração feita por Bolsonaro em 2014, quando ainda era deputado federal. Na ocasião, ele afirmou que Maria do Rosário não merecia ser estuprada porque era “muito feia” e “não faz o meu tipo”. Bolsonaro alegou em sua defesa que estava respondendo a xingamentos proferidos pela parlamentar, que o havia chamado de “estuprador”.

O caso já havia sido suspenso enquanto Bolsonaro ocupava a Presidência em decorrência da Constituição, que impede o presidente de responder a processos criminais por fatos anteriores ao mandato. Com o término do mandato, o processo foi encaminhado para julgamento em primeira instância pelo Juizado Especial Criminal.

A ação movida por Maria do Rosário também foi arquivada em julho, também devido à prescrição. Agora, o mesmo juiz responsável pelo caso arquiva a denúncia da PGR.

Em junho de 2023, o ministro Dias Toffoli determinou que o caso fosse analisado pelo TJDFT, visto que Bolsonaro não detinha mais foro privilegiado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies