Jordânia manda seu embaixador deixar Israel

O Ministério das Relações Exteriores da Jordânia anunciou, nesta quarta-feira, 1º, a retirada do seu embaixador em Tel-Aviv. O país quer o fim da reação de Israel contra os terroristas do Hamas que ocupam a Faixa de Gaza, na Palestina.

De acordo com a nota do ministério, reproduzida pela agência de notícias jordaniana Petra, o ministro das Relações Exteriores, Ayman Safadi, decidiu “convocar imediatamente para a Jordânia” o embaixador em Tel-Aviv.

“O retorno dos embaixadores estará ligado ao fato de Israel acabar com a guerra em Gaza e com a catástrofe humanitária que está provocando”, declarou o ministro, sem mencionar os ataques terroristas do Hamas.

Safadi afirmou ainda que os israelenses deveriam cessar as medidas que “privam os palestinos do seu direito à alimentação, à água, aos medicamentos e ao direito de viverem em segurança no seu território nacional”.

Na semana passada, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução, apresentada pela Jordânia, para pedir uma “trégua humanitária”. Mas a medida foi repelida por Israel, que alega que um cessar-fogo só beneficiaria o Hamas.

Luis Arce
Na última terça-feira, 31, a Bolívia cortou relações diplomáticas com o Estado Judeu | Foto: Reprodução/Twitter/X

Na última terça-feira, 31, a Bolívia cortou relações diplomáticas com Israel. O país alegou que Tel-Aviv comete “crimes contra a humanidade” na sua contraofensiva em Gaza.

Os governos da Colômbia e do Chile também retiraram seus embaixadores em Israel, por discordarem da resposta dos israelenses aos ataques terroristas.

O Hamas afirmou que dezenas de civis foram mortos num ataque a um campo de refugiados, mas Israel disse que o local era um reduto militar do grupo e que apenas terroristas foram vitimados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies