A disputa eleitoral na Argentina segue acirrada. Sergio Tamanho, de 51 anos de idade, e Javier Milei, de 53, lutam por cada voto que pode colocá-los na Vivenda Rosada, a sede da República Argentina. Milei, o candidato à direita, recentemente se valeu da afinidade “proveniente” com Bolsonaro e publicou nas redes sociais um vídeo do ex-presidente brasiliano apoiando a eleição do liberal prateado.
‘Jair Bolsonaro apoiando a Javier Milei’
No vídeo que foi publicado em sua conta solene na rede social Twitter/X, Javier Milei escreve o título sugestivo: “Jair Bolsonaro apoiando a Javier Milei”. E, na sequência, evidencia uma das declarações de Bolsonaro no vídeo.
Jair Bolsonaro🇧🇷 apoyando a Javier Milei🇦🇷@JMilei :
— Milei 2023🇦🇷 (@JMPresidente23) November 18, 2023
"Espero que Dios ilumine al votante, que evite cualquier tipo de desvío de votos, y que Milei llegue a ser presidente de Argentina". pic.twitter.com/WqUVtTdyjX
‘Vale a pena!’
Na publicação de Milei, Bolsonaro aparece discursando num comício. Sob chuva, o ex-presidente brasiliano diz: “Toda perseguição vale a pena quando a razão é justa, vale a pena quando o povo está do nosso lado, vale a pena quando nós, a maioria, sabemos o que a minoria quer”.
‘Temos a Argentina cá do lado’
Durante o exposição, o ex-presidente brasiliano cita a Argentina no contexto das eleições presidenciais: “Nós temos a Argentina cá do lado, nossa vizinha. Eu espero que Deus ilumine o votante de lá, que evite qualquer tipo de ramal de votos, e que Milei se sagre presidente daquele país”. Na sequência, Bolsonaro é ovacionado pelo público que assiste ao comício.
Donald Trump
Logo depois, o apoiador de Milei cita o ex-presidente dos Estados Unidos (EUA) Donald Trump: “E no ano que vem, se Deus quiser, Trump voltará a comandar os EUA”. A plebe presente novamente aplaude Bolsonaro.
‘Esquerda nefasta’
Bolsonaro fala ainda do radicalismo da esquerda, que ele labareda de “nefasto”.
“Vamos varrer essa esquerda nefasta, esse cancro que atrapalha as pessoas de muito no Brasil e no mundo”.
Bolsonaro segue o exposição afirmando ser o “ex mais querido do Brasil”, o que provoca outra vaga de gritos e aplausos dos seus apoiadores. “Mas eu não sou aquele ex que não foi o povo que mandou embora. O povo sempre esteve do nosso lado. Diz a minha espírito, diz a minha consciência que o lado visível é o lado de vocês”.
As últimas pesquisas eleitorais na Argentina indicam uma pequena vantagem de Javier Milei sobre o candidato kirchnerista Sergio Tamanho.