Irlanda se recusa a saudar Israel e perde jogo

A Seleção Feminina de Basquete da Irlanda recusou a etiqueta padrão antes do jogo contra Israel nas eliminatórias do EuroBasket e não apertou as mãos das jogadoras israelenses. Momentos depois, as irlandesas perderam a partida por 30 pontos.

O caso ocorreu na última quinta-feira, 8, em Riga, na Letônia. O local foi escolhido por causa da guerra que Israel enfrenta contra o grupo terrorista Hamas. Na terça-feira 6, a Associação Israelense de Basquete publicou uma entrevista com a jogadora Dor Saar, em que ela disse que a seleção da Irlanda era “antissemita”.

“Sabemos que elas são bastante antissemitas e isso não é segredo”, disse Dor. “Talvez seja por isso que se espera um jogo forte.” A seleção da Irlanda chegou a denunciar a seleção israelense ao órgão regulador do esporte na Europa.

Seleção de Basquete da Irlanda não desistiu de enfrentar Israel para não ser penalizada

A seleção da Irlanda chegou a denunciar a seleção israelense ao órgão regulador do esporte na Europa | Foto: Divulgação/Israeli Basketball Association’s

Dor Saar também havia dito que a seleção israelense precisava se mostrar “melhor” e “vencer”. “Conversamos sobre isso entre nós, sabemos que elas não gostam de nós e vamos deixar tudo em campo sempre, principalmente neste jogo.”

A seleção da Irlanda não desistiu da partida para não enfrentar sanções, segundo a agência Reuters.

A Basketball Ireland disse na quarta-feira à Federação Internacional de Basquete (FIBA) da ​​Europa que, como “resultado direto” de comentários feitos pelas jogadoras e comissão técnica israelenses, suas jogadoras não participariam dos “pré-arranjos” antes do jogo.

As irlandesas alegaram que as acusações de antissemitismo eram “totalmente imprecisas”. As jogadoras europeias deixaram claro que a decisão incluiu não trocar presentes, dar apertos de mão formais antes ou depois do jogo e, ainda, não fazer fila na quadra durante a reprodução do hino de Israel.

“A Basketball Ireland apoia totalmente as nossas jogadoras em sua decisão”, disse o órgão. A Seleção Feminina de Basquete de Israel venceu a Irlanda por 87 a 57. Ambas as equipes estão no grupo com a França e Letônia. A Irlanda deve receber Israel para outra partida em 10 de novembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies