Irã revela míssil supersônico que escapa de radares e pode …

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

No domingo 19, o governo do Irã revelou o míssil hipersônico Fattah 2, armamento produzido pela Força Aeroespacial do Corpo da Guarda da Revolução Islâmica (IRGC), uma ramificação de pesquisa da Força Aérea do Irã.

De contrato com o portal R7, o novo míssil foi exibido durante uma exposição realizada na Universidade de Ciência e Tecnologia do Irã. Na ocasião, foram apresentados ao público os últimos avanços na superfície de tecnologia aeroespacial do país da Ásia Ocidental.

Míssil teleguiado de última geração

De contrato com informações divulgadas pela IRNA (escritório de notícias do Irã), o Fattah 2 é um míssil teleguiado de última geração. O armamento foi classificado uma vez que arma hipersônica. E o Irã está na lista dos quatro países do mundo que detêm capacidade para fabricar esse tipo de arma.

Escora ao grupo terrorista Hamas

O Irã é um dos principais apoiadores políticos e financeiros do grupo terrorista Hamas — que atua na Palestina. O grupo é responsável pela deflagração do novo conflito no Oriente Médio, no dia 7 de outubro, quando invadiu Israel matando mais de 1.200 pessoas. Durante o ataque, o Hamas sequestrou muro de 240 pessoas — hoje mantidas em cativeiro na Tira de Gaza.

O que é um míssil hipersônico?

O Fattah 2 é um tipo de míssil capaz de viajar a velocidades extremamente altas, cinco vezes a velocidade do sim — ou mais rápido. Tal velocidade torna os chamados mísseis hipersônicos muito difíceis de ser detectados e, assim, interceptados pelos sistemas de resguardo atuais.

Irã míssil
Lançamento de uma arma hipersônica de longo alcance. Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Tais mísseis podem transportar ogivas nucleares e ser lançados a partir de aviões, navios, submarinos ou simplesmente de bases terrestres. Esse tipo de armamento é uma prenúncio significativa no contextura dos conflitos modernos. Isso porque eles combinam a velocidade extremamente subida com capacidade de manobra e trajetórias de voo variáveis.

A tecnologia hipersônica também pode ser utilizada no contextura social, uma vez que em sistemas de transporte rápido e também na exploração espacial. Porém, o desenvolvimento e o uso desses mísseis implicam as questões de segurança e firmeza a nível mundial. O controle de tais armas não é tão fácil.

Leia também

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies
%d blogueiros gostam disto: