Irã lança 3 satélites em órbita; Europa critica ação

O Irã lançou três satélites neste domingo, 28, em ação que foi criticada por países ocidentais. Os satélites Mahda, de 32 kg, Keyhan 2, de 10 kg, e Hatef 1, de 10 kg, alcançaram uma órbita de 450 km “com sucesso”, de acordo com a mídia persa, segundo informou o Deutsche Welle (DW).

O lançamento ocorreu no início da manhã com o foguete portador Simorgh (Phoenix) no Terminal de Lançamento Espacial Imam Ruhollah Khomeini.

A iniciativa foi realizada pouco antes do 45º aniversário da Revolução Islâmica, de 1979, comemorado em 11 de fevereiro.

A função do dispositivo Mahda (Tranquilidade da Noite), segundo o DW, é testar as capacidades do foguete Simorgh.

O nanosatélite Keyhan 2 (Universo) executará funções de posicionamento baseadas no espaço e o Hatef 1 (Voz Misteriosa) realizará tarefas de comunicação.

Críticas de países ocidentais

Irã satélite
Lançamentos do Irã ocorrem em meio a tensão com países ocidentais | Foto: Reprodução/YouTube/Euronews

Na sexta-feira 26, França, Reino Unido e Alemanha haviam criticado o programa espacial do Irã por usar “tecnologia essencial para o desenvolvimento de um sistema de mísseis balísticos de longo alcance”. Os novos lançamentos de satélites ocorrem neste contexto de tensão.

As declarações dos três países foram feitas depois que o Irã lançou seu satélite Soraya no sábado 20 a uma altitude orbital de 750 km. O DW destacou que foi a mais alta já alcançada pelo país persa. Até agora o Irã lançou satélites a até 500 km.

O poderoso programa espacial do Irã tem sido criticado pelos Estados Unidos e por vários países europeus. Eles consideram que o país dos aiatolás tem objetivos militares e pode usar a tecnologia para desenvolver mísseis balísticos.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies