Investigado pela morte de Marielle Franco ganha férias

Investigado pela morte da ex-vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), o conselheiro Domingos Brazão, do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro TCE-RJ, vai tirar férias de um ano, informou o jornal O Globo, neste sábado, 27.

Se quiser, Brazão pode receber os dias em dinheiro, cujo valor ainda é desconhecido. O benefício se estendeu ainda a José Maurício Nolasco, colega de Brazão no tribunal. Um conselho da Corte é o responsável pela decisão que abrange os dois.

Marielle Franco

Marielle
A vereadora Marielle Franco (Psol), morta em 2018| Foto: Guilherme Cunha/Agência Brasil

Em uma delação premiada, ainda não homologada pelo Superior Tribunal de Justiça, o ex-policial Ronnie Lessa acusou Brazão de ser o mandante do assassinato da então parlamentar e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018. Lessa é apontado em investigações da polícia como o atirador.

Conselheiros do TCE-RJ presos pela Lava-Jato

Nolasco e Brazão chegaram a ser presos temporariamente em 2017 com outros três conselheiros do TCE-RJ. As prisões ocorreram na Operação Quinto do Ouro, um desdobramento da Operação Lava-Jato no Rio.

Por determinação judicial, os cinco ficaram afastados de suas funções. Brazão, Nolasco, José Gomes Graciosa, Marco Antônio Alencar e Aloysio Neves, contudo, puderam retornar ao cargo depois de decisões favoráveis a eles no Supremo Tribunal Federal (STF).

O primeiro a ser beneficiado foi Brazão, graças a uma decisão do ministro Nunes Marques. O restante conseguiu os mesmo dois meses depois. O processo, porém, continua tramitando na Justiça.

Apesar da decisão do STF, o conselheiro não pode voltar ao TCE-RJ imediatamente. Uma liminar ainda o impedia de retomar suas funções em outra ação no Tribunal de Justiça do Rio.

Em março de 2023, a Justiça do Estado determinou o retorno do conselheiro. Durante o tempo em que ficaram afastados, todos receberam os seus salários, mas não tiraram o período de férias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies