Investigação revela que Felipe Neto tinha acesso privilegiado ao Twitter e atuou contra Allan dos Santos

Na última quarta-feira (10), os repórteres Michael Shellenberger, David Ágape e Eli Vieira revelaram a segunda etapa das investigações conhecidas como Twitter Files Brasil. De acordo com a equipe, o influente digital Felipe Neto gozava de acesso especial ao Twitter e entrou em contato para discutir as penalidades aplicadas ao jornalista Allan dos Santos. Os jornalistas detalharam uma comunicação via e-mail de junho de 2021 entre Fernando Gallo, ex-diretor de políticas públicas do Twitter, e Yoel Roth, responsável pela segurança na plataforma, centrada em uma apuração relacionada ao criador do Terça Livre, que naquela época divulgava conteúdo sobre a Covid-19.

– Gallo sugeriu a Roth — que teve papel na exclusão da conta de Donald Trump — a eliminação permanente do perfil de Santos e reconsiderar a decisão de manter um tweet onde o jornalista fazia inferências sobre a condição de saúde de um indivíduo, estabelecendo um vínculo entre uma vacina e complicações de saúde, levantando dúvidas sobre a segurança da vacinação – conforme mencionado no relatório publicado no X, acompanhado de capturas de tela da conversa.

Contudo, Roth decidiu não remover o tweet de Allan dos Santos, provocando a irritação de Felipe Neto. Gallo relatou que o influencer estava “bastante irritado” e se tornando “progressivamente mais vocal” por não alcançar seu objetivo.

A equipe do Twitter, que só veio a ser renomeado como X em julho de 2023, estava preocupada que Felipe Neto pudesse expor suas conversas privadas e propôs um encontro [não confirmado pela investigação]. Entretanto, os e-mails trocados indicam que a publicação de Allan dos Santos foi marcada e resultou em uma suspensão devido a outras infrações avaliadas pelo time da plataforma.

Os assessores legais do serviço de microblogging também observaram de perto o caso do jornalista conservador, notando que poderiam se beneficiar das decisões do Supremo Tribunal Federal para suspender globalmente uma das contas de Allan dos Santos.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
if(f.fbq)return;n=f.fbq=function()n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments);
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘5194898813962404’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies