INSS Convoca Aprovados em Concurso para Técnico do Seguro Social!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entidade responsável pela seguridade social no Brasil, anunciou na segunda-feira a convocação de mais um grupo de aprovados em concurso público para o cargo de técnico do seguro social. Tal evento, para além de ser o próximo passo na vida dos candidatos, representa uma nova fase do órgão no que tange ao preenchimento das vagas disponíveis e formação profissional.

Esse concurso é destinado a candidatos que possuem nível médio de escolaridade, e busca reforçar o quadro de funcionários do INSS. Com expectativas altas em relação à competência e dedicação desses novos profissionais, o Instituto busca na formação dessa segunda turma aprimorar ainda mais seus serviços e atendimento ao público.

Qual o propósito desta nova convocação?

A realização desta nova chamada acontece no intuito de cumprir decisões judiciais, tornando pública a inclusão de candidatos regulares e em apreço tanto no resultado da avaliação biopsicossocial – para candidatos que solicitaram concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência – quanto no resultado do procedimento de heteroidentificação complementar – para os concorrentes autodeclarados negros.

A convocação para este curso de formação surgiu a partir do concurso anunciado no segundo semestre do ano anterior, que ofertou mil oportunidades de vagas imediatas e também previu a formação de um cadastro de reserva. A demanda foi significativa, tendo mais de um milhão de inscritos para a seleção. Importante ressaltar que o processo seletivo terá validade até 4 de maio de 2024, podendo ser prorrogado por mais um ano.

O que fazem os técnicos do seguro social?

Atribuições não faltam para estes profissionais. Dentre as responsabilidades dos técnicos do seguro social, destaca-se o atendimento ao público e a assessoria aos superiores hierárquicos em processos administrativos. Sem falar na realização de atividades relacionadas à instrução, tramitação e movimentação de processos e documentos, bem como estudos, pesquisas e levantamentos de informações.

Eles também são responsáveis por elaborar minutas de editais, contratos, convênios e atos administrativos e normativos, dentre outras funções. Após a nomeação, o técnico será lotado em qualquer agência da Previdência Social pertencente à Gerência Executiva do INSS para a qual optou concorrer. Desse modo, a importância destes profissionais é latente, uma vez que auxiliam significantemente no funcionamento e execução eficiente dos serviços propostos pelo INSS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies