Inep vai fazer uma reunião com PF sobre vazamento do Enem

O ministro da Instrução, Camilo Santana, anunciou que o Instituto Vernáculo de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai se reunir nesta terça-feira, 14, com a Polícia Federalista (PF) para discutir o vazamento de uma questão do Revista Vernáculo do Ensino Médio (Enem).

“Haverá uma reunião do coordenador do Inep com o superintendente da Polícia Federalista e com o secretário pátrio de Segurança Pública [Ministério da Justiça] pra gente determinar em que pé estão as investigações”, disse Santana.

O Enem foi aplicado nos últimos dois domingos, 5 e 12 de novembro. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para participar do inspecção, uma das principais formas de ingressar ao ensino superior.

Vazamento da prova do Enem

No primeiro dia de inspecção, o Inep, órgão responsável pelo Enem, informou que identificou imagens dos cadernos de prova em algumas publicações nas redes sociais. A PF foi acionada para investigar o caso.

O instituto afirmou, por meio de sua assessoria de prelo, que as primeiras fotos foram divulgadas por volta das 13 horas, quando os portões foram fechados.

Até o momento, o Inep não trabalha com a tese de que a prova tenha sido vazada.

Para realizar o Enem, os candidatos são obrigados a guardarem os celulares ou equipamentos eletrônicos em um saco plástico. Se o participante utilizar qualquer tipo de dispositivo eletrônico, é desclassificado da prova.

A saída de estudantes com os cadernos de prova só é permitida depois de quatro horas do início da prova.

Enem
Primeiro dia da emprego das provas do Enem, em 5 de novembro. Polícia Federalista investiga vazamento de imagens da prova | Foto: Fernando Frazão/Escritório Brasil

PF identifica oito responsáveis

A Polícia Federalista já identificou oito pessoas responsáveis pelo vazamento. Segundo a corporação, todos são casos de publicações depois do fechamento dos portões e início dos exames no dia 5 de novembro.

Em uma das imagens veiculadas, é provável ver a página que traz o tema da redação: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de desvelo realizado pela mulher no Brasil”.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading