Imagens mostram Chile antes e depois de incêndios

Imagens registradas por meio de satélite mostram o antes e o depois de incêndios florestais que mataram 123 pessoas no Chile. As fotos foram divulgadas na segunda-feira 5, depois que os fogos foram controlados.

O número de mortos pode aumentar. De acordo com o governo chileno, há centenas de moradores desaparecidos. Alguns corpos foram encontrados nas encostas e em casas devastadas pelos incêndios florestais.

Os incêndios se espalharam na última sexta-feira, 2, nas cidades costeiras e turísticas de Viña del Mar e Valparaíso. Os municípios ficam próximos à capital do Chile, Santiago, e têm mais de 1 milhão de habitantes.

Imagens mostram desastre no Chile

A agência de notícias Reuters filmou, por meio de drones, a área afetada pelos incêndios. As imagens mostram bairros inteiros de Valparaíso que foram queimados.

O construtor local Pedro Quezada teve sua casa destruída pelo fogo na região de Valparaíso. Em entrevista à Reuters, ele disse que estava na cidade quando o fogo começou. “O vento estava terrível, o calor escaldante”, disse. “Não houve trégua. As pessoas se dispersaram por toda parte.”

Alguns moradores gravaram o incêndio e publicaram nas redes sociais. Nas imagens é possível ver as encostas perto de prédios de apartamentos incendiados, com fumaça se espalhando pelo ar. Uma neblina cinza encobriu a cidade.

O governo chileno enviou militares para ajudar os bombeiros a conter a propagação dos incêndios por volta das 21h da sexta-feira. Os agentes utilizaram helicópteros para despejar água e auxiliar no controle das chamas.

Presidente do Chile comentou incêndios

O presidente do Chile, Gabriel Boric, decretou dois dias de luto nacional a partir desta segunda-feira. Ele disse que o país deveria se preparar para mais notícias ruins.

“É o Chile como um todo que sofre e lamenta os nossos mortos”, disse Boric em um discurso televisionado à nação. “Estamos enfrentando uma tragédia de grande magnitude.”

De acordo com o vice-ministro do Interior, Manuel Monsalve, no domingo havia 165 focos de incêndios no país e cerca de 14 mil residências foram danificadas apenas na região de Viña del Mar e Quilpué.

Esse é o maior desastre do Chile desde o terremoto de 2010, quando cerca de 500 pessoas morreram. Os incêndios florestais são comuns no Hemisfério Sul. No ano passado, depois  de uma onda de calor, cerca de 27 pessoas morreram e mais de 400 mil hectares de terra foram afetados.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading