Imagem de Lula é negativa para a maioria dos portugueses

A maioria absoluta dos portugueses tem uma imagem negativa do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. É o que indica levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas. O instituto divulgou o material na manhã desta sexta-feira, 23.

A partir das entrevistas telefônicas feitas com 840 portugueses, a equipe do Paraná Pesquisas se propôs a mensurar a “Avaliação da imagem do presidente do Brasil, Lula” no país europeu. Dos respondentes, 51% afirmaram ter uma visão “negativa” do petista. “Positiva”, no entanto, foi a resposta de 27%. Além disso, 22% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

O instituto realizou as entrevistas de 8 a 17 de fevereiro. Ou seja, a imagem negativa de Lula perante o público de Portugal predominou mesmo antes de ele comparar, durante viagem oficial à África, as ações das Forças de Defesa de Israel contra o grupo terrorista Hamas com o Holocausto, período como ficou marcado o extermínio de 6 milhões de judeus pela Alemanha nazista. A fala do chefe do Executivo brasileiro, que rendeu a ele o título de persona non grata pelas autoridades israelenses, ocorreu no último domingo, 18, durante entrevista coletiva em Adis Abeba, capital da Etiópia.

Leia mais:

O levantamento do Paraná Pesquisas referente à imagem de Lula perante os portugueses tem margem de erro de 3,4 pontos porcentuais para mais ou para menos. Ou seja, mesmo ao levar em consideração a margem de erro, a visão negativa lidera com folga.

Imagem de Lula e percepção econômica

salário mínimo
Economia brasileira não está em alta com os portugueses, indica levantamento do Paraná Pesquisas | Foto: Reprodução/Pixabay

Para o mesmo levantamento, a equipe do instituto estimulou os entrevistados a responderem qual a “percepção da situação econômica atual do Brasil em comparação à situação econômica atual de Portugal”. Nesse sentido, a economia brasileira foi tida como pior para 64,6% dos entrevistados. “Igual” foi a resposta dada por 9,9%. Enquanto isso, 7,9% disseram que a economia do Brasil é melhor que a de Portugal. Por fim, o grupo dos que não souberam ou não responderam representou 18,2% do total de pessoas consultadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies