Idioma é barreira para Chico Buarque ganhar Nobel

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que o cantor brasileiro Chico Buarque ganharia o prêmio Nobel de Literatura antes do norte-americano Bob Dylan. O magistrado afirmou, no entanto, que a língua portuguesa foi uma barreira para a eventual conquista. 

A declaração de Barroso foi feita na última segunda-feira, 29. Ela ocorreu durante a conferência de abertura da Corte Interamericana de Direitos Humanos, realizada na sede do tribunal, em San José, capital da Costa Rica. 

“Bob Dylan é um artista de alta qualidade e, merecidamente, ganhou um prêmio Nobel”, disse o presidente do STF. “Mas sem nenhuma pretensão nacionalista, se a língua não fosse uma barreira, Chico Buarque teria recebido o prêmio muito antes, pelo fato de que também tem uma obra artística e poética notável, só que mais sofisticada e abrangente.” 

Barroso
Bob Dylan foi agraciado com o prêmio Nobel de Literatura em 2016; para Barroso, Chico Buarque mereceria ser agraciado da mesma forma | Foto: Reprodução/Twitter/X

Na ocasião, Barroso falava sobre a regulação da inteligência artificial e em como ela deve permitir uma integração cultural maior no mundo. No caso, o magistrado defendeu a necessidade de “regular” as plataformas digitais — no Brasil e no mundo. 

Bob Dylan foi agraciado com o Nobel de Literatura em 2016. À época, a instituição afirmou que o cantor e compositor foi eleito “por criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção norte-americana”. Ele foi o primeiro músico a receber o prêmio. 

Chico Buarque, por sua vez, foi agraciado com o Prêmio Camões em 2019. Trata-se do principal troféu literário da língua portuguesa, criado em 1988, pelos governos brasileiro e português.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading