Ibovespa fecha em queda com investidores reagindo a ata do Fed

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (21), com investidores do mercado repercutindo a ata da última reunião do banco central norte-americano. Membros da mando monetária concordaram em manter os juros elevados por quanto tempo for necessário para levar a inflação de volta à meta de 2%, mesmo depois desaceleração de dados recentes de inflação e ocupação.

Para o perito em mercado de capitais e sócio da Matriz Capital, Miguel Rodrigues, os investidores realizaram lucros no pregão de hoje depois subida de 4 dias seguidos na nossa bolsa, atingindo seu maior patamar desde junho de 2021.

Proposta de aumento do ICMS feita por 6 grandes estados impacta negativamente o nosso índice, sendo o setor elétrico, bancário e de consumo os mais afetados com essa decisão. As ações de Petrobras também têm dia de performance negativa devido a rumores da provável saída de Jean Paul Prates do comando da estatal. Tal especulação traz um viés muito pessimista para o mercado, uma vez que hoje não há nenhum nome em discussão para assumir o comando da estatal, além de que o atual presidente tem conseguido realizar uma boa gestão da empresa diante das pressões sofridas pelo governo.

Por outro lado, Vale opera em subida no dia de hoje por ser o último dia para prometer os dividendos a serem pagos na 1ª semana de Dezembro. Outrossim, novas sinalizações do governo da China de maiores estímulos ao setor imobiliário, e nota divulgada pelo Goldman Sachs elevando a recomendação de compra do ativo fazem, na minha visão, com que o papel suba, diluindo a performance negativa do índice.

Entre as altas, temos VALE4, GGBR4 e BRAP4, que lideram as altas do IBOV subindo devido ao aumento do preço do minério de ferro causado pelas sinalizações do governo da China por maiores estímulos ao setor imobiliário, e por ser o último dia para prometer os dividendos de VALE3 e BRAP4.

Já entre as quedas, temos MGLU3 caindo devolvendo os lucros recentes. Já MRVE3 cai devido à redução do preço meta pelo Santander e EZTC3 caindo 5,79% sendo bastante impactada pelo aumento dos juros futuros.

Dólar opera em subida no dia de hoje devido a subida de 0,61% no IGP-M divulgado pela FGV, receio dos investidores pela divulgação da ata do FOMC e possibilidade de aumento do ICMS no mercado doméstico, impactando diversos setores.

Confira inferior o fechamento do Ibovespa e demais índices

  • Ibovespa: 101.005,64 (-2,42%)
  • S&P 500: 4.538,88 (-0,19%)
  • Nasdaq: 14.199,98 (-0,59%)
  • Dow Jones: 35.088,29 (-0,18%)
  • Dólar: R$ 4,89 (+0,96%)
  • Euro: R$ 5,34 (+0,67%)

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies
%d blogueiros gostam disto: