Ibaneis Rocha revoga estado de calamidade pública no Distrito Federal

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), seguiu o governo federal e revogou nesta terça-feira, 10, o estado de calamidade pública que foi implementado devido à pandemia de covid-19. O decreto estava em vigor desde 26 de julho de 2020.

status de calamidade permitia que o governo distrital não seguisse os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e as metas fiscais previstas nas regras orçamentárias para o ano. Além disso, possibilitava a antecipação de benefícios sociais, a liberação de seguros e a prorrogação de pagamentos de empréstimos federais.

No mês passado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, em pronunciamento em rede nacional, o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em decorrência da covid-19. Na ocasião, ele disse que a medida não significa o fim da doença. “Continuaremos a conviver com o vírus.”

No último dia 18, o governador já havia revogado o estado de calamidade pública na saúde da capital. A regra estava em vigor desde 8 de março do ano passado e valeria “enquanto perdurassem os efeitos da pandemia do novo coronavírus”. Segundo o governo local, a medida foi possível devido à desaceleração no número de casos e de mortes pela doença.

O decreto possibilitava o repasse de recursos da União e a realização de compras sem licitação. À época da implementação, a justificativa era o “risco iminente de superlotação das UTIs [Unidades de Terapia Intensiva] e unidades hospitalares na fase aguda da pandemia”.

Deixe um comentário

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Ajude-nos desativando esses bloqueadores de anúncios e clique em atualizar.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial