HU-UFPI recebe menção honrosa em congresso internacional após realizar cirurgia de alta complexidade=

Detalhes de uma cirurgia realizada em janeiro de 2023 para retirada de um tumor que já atingia diferentes órgãos do aparelho digestivo de uma paciente de 65 anos foram registrados em um trabalho científico que obteve reconhecimento internacional. Representantes do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) conquistaram o título de “Honra ao Mérito” pelo artigo apresentado durante o VI Congresso Internacional de Saúde e Meio Ambiente (CINASAMA), sediado em João Pessoa (PB), nos dias 15 e 16 de dezembro.

O trabalho de título “Duodenopancreatectomia com ressecção multivisceral e vascular”, documentou a lesão tumoral (medindo 11 x 7,4 x 6,7 cm) que alcançava a vesícula biliar e partes do fígado (incluindo a artéria hepática), do pâncreas, do intestino delgado (duodeno) e do intestino grosso (cólon). Os participantes do procedimento e autores do artigo foram o residente em Cirurgia Geral, Raimundo Acássio de Andrade Júnior; os graduandos em Medicina, Lucas Rodrigues de Moura (UFPI), Heitor Vasconcelos Lima (UFPI) e Mikhail de Morais Veras da Fonseca (Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba/IESVAP); e o cirurgião do Aparelho Digestivo do HU-UFPI, Marlon Moreno da Rocha Caminha de Paula.

O cirurgião Marlon Moreno explicou que esse tipo de operação é considerado como o mais complexo dentro da área de cirurgia do aparelho digestivo, envolvendo a retirada (ressecção) de segmentos dos órgãos atingidos e posterior reconstrução. Na área especializada, essa intervenção é conhecida como ‘cirurgia de Whipple” (com a remoção de segmentos do pâncreas, vesícula biliar e intestinos), mas, neste caso, com o diferencial de também ter sido necessária a retirada de uma parte do fígado (hepatectomia).

A certificação de honra ao mérito conquistada com o artigo ressalta a importância de construir o aprendizado de procedimentos como este, que atestam, inclusive, o reconhecimento do Hospital como referência nos serviços prestados. Para  Raimundo Andrade, que está em fase de conclusão de sua residência, esse procedimento contribuiu para sua formação, além de ter sido fundamental para o tratamento adequado da paciente.

Certificação de honra ao mérito atestam o reconhecimento do Hospital Universitário como referência (Foto: Reprodução)

“É uma cirurgia desafiadora, mas conseguimos realizá-la bem. Foi importante levarmos esse caso para o Congresso para que outros profissionais também tenham contato com o que foi feito, fruto da dedicação e bom acompanhamento da equipe. E, igualmente importante, essa cirurgia mostra que o HU-UFPI está preparado para atender as demandas de alta complexidade e ajudar a população”, destacou Raimundo.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading