Há dois anos, 25 milhões de vacinas anti-covid foram aplicadas; agora, apenas 73 mil

Exatamente dois anos atrás, o mundo aplicava mais de 25 milhões de doses de vacinas contra a covid-19; número que crescia a cada dia no auge das infecções do vírus que vitimou ao menos 7 milhões de pessoas em todo o planeta. Mas agora os números de doses aplicadas caem cada dia mais, como mostra a coluna do jornalista Cláudio Humberto desta sexta-feira, 19.

No final da semana passada, o dado mais atual aponta que apenas 73 mil vacinas foram aplicadas no mundo no dia 12 de maio.
A queda de imunização é drástica, uma vez que foram alcançadas 44 milhões de doses aplicadas em 27 de junho de 2021.

Sobre o Brasil, o último dado coletado pela Our World in Data é do dia 22 de março, que mostra que apenas 32 mil doses de vacida contra covid-19 foram aplicadas no país. O auge de aplicações feitas foi em 20 de agosto de 2021, com 1,93 milhão de doses.

No último dia 5 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim da emergência de saúde pública global relacionada à covid-19.
Durante uma coletiva de imprensa, o biólogo etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da entidade, anunciou que resolveu acatar as orientações de um comitê criado para analisar a situação da doença causada pelo coronavírus.

“Há 1.221 dias, a OMS ficou sabendo de um aumento de casos de pneumonia em Wuhan, na China. No dia 30 de janeiro de 2020, […] eu declarei que estávamos numa emergência de saúde pública de importância internacional, o mais alto nível de alarme”, contextualizou ele.

“Em três anos, a covid-19 virou nosso mundo de cabeça para baixo. Quase 7 milhões de mortes foram registradas, mas nós sabemos que esse número é bem maior e chega pelo menos a 20 milhões de óbitos.”

Ghebreyesus explicou que, nos últimos 12 meses, no entanto, a pandemia entrou numa “tendência de queda”, graças “ao aumento da imunidade populacional por meio da vacinação e das infecções”.

%d blogueiros gostam disto: