Governo decreta emergência por causa de ‘mosca maldita’

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou emergência fitossanitária no Amapá, Amazonas, Pará e em Roraima. Os Estados registraram a presença da mosca-da-carambola, também conhecida uma vez que “mosca maldita”.

A medida vale por um ano e tem uma vez que objetivo controlar o risco de o inseto se espalhar por outros Estados. A espécie Bactrocera carambolae é nativa da Indonésia, Malásia e Tailândia. A mosca foi detectada no Brasil pela primeira vez em 1996.

A mosca maldita deposita suas larvas em carambolas, mas a praga também pode afetar outras frutas uma vez que goiaba, manga, jambo, acerola, caju, laranja e tangerina.

As larvas do inseto podem destruir totalmente a polpa dos frutos, tornando-os imprestáveis para o consumo.

Entre as ações de combate e prevenção estão o uso de armadilhas e pulverizações com iscas tóxicas, além de orientações à população para que ninguém colha e transporte frutos do pavimento e em áreas de ocorrência da mosca.

mosca maldita_mosca da carambola
O inseto é uma das moscas de frutas mais destrutivas, representando uma grande prenúncio à cultura do país, devido aos riscos à saúde humana e à produção de mantimentos saudáveis | Foto: Reprodução/YouTube

‘Mosca maldita’

O inseto é considerado uma das moscas de frutas mais destrutivas. A praga também representa uma grande prenúncio à cultura do país por pretexto dos riscos à saúde humana, à produção de mantimentos saudáveis e consequentes danos econômicos que essa praga pode originar, principalmente, à fruticultura.

A mosca-da-carambola acarreta em aumento de custos para o produtor devido a medidas de combate necessárias.

Desde 2017, o Ministério da Cultura estabeleceu procedimentos de prevenção e erradicação da praga, que está restrita ao Amapá, Amazonas, Roraima e Pará.

As medidas incluem diversas ações em pomares comerciais e áreas de ocorrência de frutos hospedeiros, locais de comercialização, transporte de cargas e bagagens de passageiros para sustar a proliferação da mosca-da-carambola.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies
%d blogueiros gostam disto: