A Energia para Empresas (EDP), companhia que atua na cadeia do setor elétrico brasileiro, anunciou a venda de R$ 2,7 bilhões de duas linhas de transmissão para a Edify.
As linhas de transmissão negociadas, EDP Transmissão SP-MG e Mata Grande Transmissão de Energia, têm a extensão total de 857 quilômetros. A operação faz parte da estratégia de rotação de ativos de transmissão no Brasil, definida no plano de negócios da companhia.
“Dentre os 29 países em que o Grupo EDP atua, o Brasil é o único mercado com ativos em transmissão”, afirma João Marques da Cruz, CEO da EDP Brasil. “Essa é uma de nossas avenidas de crescimento, de forma que a EDP continuará engajada na realização de investimentos futuros e implementando uma estratégia de rotação de ativos.”
Segundo Marques, a empresa focará na análise dos lotes para próximos leilões, além de contribuir para avanço das fontes renováveis e elétricas no país. A transmissão tem o objetivo de manter um abastecimento seguro e de qualidade para todos os brasileiros.

Desde 2017, a empresa atuou em projetos de transmissão em 8 Estados do Brasil, sendo responsável pela construção de mais de 2,7 mil km de linhas.
A companhia assumiu em 2022 o controle da antiga Celg Transmissão S.A (Celg-T), que passou a se chamar EDP Goiás. Investimentos em obras de ampliação e modernização contribuem com uma energia de maior qualidade para os goianos.
Leia também: “Onde de calor gera quebra de recordes de consumo de energia em setembro no Brasil”
Presente em 29 mercados, o Grupo EDP está no Brasil há mais de 27 anos, com R$ 41 bilhões em ativos no país. É a segunda maior operação do grupo no mundo.
A companhia atua nos segmentos de geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia. Atualmente, conta com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados.