Garanta Seu Direito: Como Calcular e receber seu 13º Salário

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A resenha regressiva para o pagamento da primeira parcela do 13º salário está em subida, com o prazo supremo até 30 de novembro. Mas entre os trabalhadores brasileiros surgem algumas dúvidas, tais uma vez que: quem tem recta a essa gratificação? Uma vez que calcular o Valor a ser recebido? Vamos esclarecer isso e um pouco mais a seguir.

Primeiramente, é importante realçar que o 13º salário é um recta reservado a todos os trabalhadores contratados sob o regime CLT que tenham cumprido pelo menos 15 dias de trabalho durante o ano vigente, não havendo registro de exoneração por justa razão. Vale ressaltar que servidores públicos, assim uma vez que aposentados e pensionistas, também recebem esse pagamento.

<h2 class="wp-block-heading" id="h-como-calcular-o-Valor-do-13º-salario”>Uma vez que calcular o Valor do 13º salário?

No caso dos aposentados e pensionistas, convém recordar que o pagamento deste ano aconteceu de forma antecipada em maio e junho, tanto para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.320) quanto para aqueles que recebem supra do piso.

Para calcular o Valor do 13º salário, o trabalhador deve dividir o seu salário bruto por 12 e multiplicar o resultado pelo número de meses que trabalhou durante o ano. Ou seja, quem atuou por todo o período do ano tem recta a receber um salário completo de gratificação. No caso de contratações realizadas ao longo do ano, o Valor a receber será proporcional ao período trabalhado.

Se for do seu interesse, o trabalhador pode solicitar ao seu empregador a antecipação da primeira parcela do 13º salário junto às suas férias. Porém, a segunda parcela somente será recebida no mês de dezembro.

O que fazer se não recebi o meu 13º?

Aqueles que não receberem a primeira parcela ou a seconda parcela dentro do prazo estipulado devem apresentar reclamação junto ao Ministério do Trabalho ou no sindicato da sua categoria. Advogados trabalhistas recomendam tal ação para a garantia dos direitos do trabalhador.

Note que as informações cá apresentadas são extremamente valiosas para prometer que seus direitos enquanto trabalhador sejam assegurados. Aproveite o seu 13º salário com responsabilidade e planejamento!

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies
%d blogueiros gostam disto: