“Galpão Cultural”: projeto de artista visa expansão da marcenaria criativa em Teresina

O estudante de Arquitetura e Urbanismo, Pablo Sepúlvedra, investiu no setor marcenaria criativa e abriu seu próprio ateliê, onde produz esculturas, quadros, pinturas e móveis.

Com o anseio de transformar a vida de muitas pessoas, o artista também busca compartilhar seu talento e sonha em criar um “Galpão Cultural”, para oferecer cursos profissionalizantes gratuitos em Teresina.

O jovem de 27 anos demonstrou suas habilidades artísticas logo na infância, quando se dedicou à arte de desenhar, além de ter aprendido a tocar violão. Admirador do trabalho artesanal, Pablo aprendeu a fazer joias e relata ter viajado pela Região Nordeste para expandir sua arte.

O interesse pela marcenaria criativa surgiu há cerca de uma década, ao trabalhar com um familiar. Além de muito criativo, o trabalho do empreendedor também preza pela sustentabilidade.


“O material usado na produção é a tábua de pinus, por se tratar de uma madeira 100% de reflorestamento, além de ser macia e de boa durabilidade, se passada corretamente pelo processo de tratamento e acabamento”, disse.

O artista almeja criar um “Galpão Cultural” (Foto: Thiago Belfort)

O GALPÃO CULTURAL

A ideia surgiu quando o Projeto “Marcenaria Criativa” foi aprovado em um edital da Prefeitura de Teresina. O intuito foi promover uma oficina gratuita aos jovens e adultos, pela qual puderam aperfeiçoar e aprender novas habilidades neste setor.

“Proporcionamos uma aula de marcenaria intensiva na produção de móveis de pinus, totalmente gratuita e com material incluso. No final, fizemos uma exposição dos trabalhos executados pelos alunos e cada um recebeu um certificado de conclusão do curso”, pontuou.

Pablo visa instituir o Projeto “Galpão Cultural” em um espaço localizado no bairro Memorare, zona norte da capital. Com a ajuda de outros marceneiros e artesãos, ele planeja a expansão dos cursos profissionalizantes e transformar o local em um templo dedicado à arte e à cultura.

Consciente do impacto social deste projeto, o empreendedor se sente cada vez motivado a expandir a marcenaria criativa às pessoas.

“No momento, a movimentação no espaço é pequena. Estou em busca de levantar uma quantia em dinheiro para solucionar problemas estruturais, para o retorno dos cursos gratuitos. O intuito é voltar com mais força e com uma equipe renovada”, frisou.

O projeto visa oferecer várias oficinas gratuitas (Foto: Thiago Belfort)

Deixe um comentário

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Ajude-nos desativando esses bloqueadores de anúncios e clique em atualizar.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial