Folha de S.Paulo altera título de “orçamento secreto” para “emenda de relator”

Após a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a mídia tradicional esqueceu-se do “orçamento secreto” e passou a chamá-lo de “emendas do relator”. UOL, Folha, O Globo e demais veículos passaram a usar essa nova nomenclatura.

Nesta última sexta-feira (4), o jornal Folha de S.Paulo, por exemplo, alterou o título da reportagem “Saiba o que é e como funciona o orçamento secreto”, publicada em 8 de setembro, para “Saiba o que é e como funciona a emenda de relator”.

A informação foi veiculada inicialmente pelo portal O Antagonista e confirmada pelo Conexão Política. É possível acessar a versão antiga da matéria em um link disponibilizado na plataforma Wayback Machine.

Durante o governo Bolsonaro, a imprensa denunciava a modalidade de transferência de recursos e dizia que as emendas parlamentares eram utilizadas para comprar apoio junto ao Congresso. Agora que Lula passará a administrar esse problema, a narrativa parece ter sido alterada em benefício do petista.

No texto original publicado pela Folha, a expressão “orçamento secreto” aparecia 25 vezes ao longo do corpo da matéria. Após a modificação, passou para 7. Já o termo “emendas de relator” foi de 3 para 15 citações.

De acordo com o Projeto Comprova, que reúne jornalistas de diferentes veículos de comunicação, o ajuste foi feito após um pedido da Secretaria de Redação da Folha em 17 de outubro. O motivo, segundo o consórcio, era adequar a reportagem ao manual de redação do jornal.

Deixe um comentário

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Ajude-nos desativando esses bloqueadores de anúncios e clique em atualizar.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial