Focus: mercado vê nova alta da inflação para 2024

Analistas de mercado projetam, pela terceira semana seguida, a alta da inflação para 2024. No Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 13, pelo Banco Central, a projeção é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche o ano que vem em 3,92%, ante 3,91% na semana anterior. Há quatro semanas, a projeção era de 3,88%.

Os analistas começaram a projetar alta da inflação em 2024 depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que não haverá déficit zero no ano que vem.

Para 2025, a projeção manteve-se como na semana passada, em 3,5%. Já para este ano, a projeção foi de queda para 4,59% ante o índice de 4,63% na semana anterior. A inflação acumulada em 12 meses está em 4,82%.

Crescimento do PIB fica estável neste ano, estima Focus

Em relação ao crescimento da economia, os analistas de mercado que participam do Focus projetam taxa de 2,89%, mesmo porcentual da semana passada. Há quatro semanas, a projeção era maior — o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) seria de 2,92%.

Para 2024, os analistas projetam crescimento de 1,5%, o mesmo da semana anterior, e para 2025, de 1,93%, acima do índice da semana passada, de 1,9%.

Câmbio e Selic ficam estáveis em 2023

Projeção de juros permaneceu estável no Boletim Focus desta segunda-feira, 13 de novembro | Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Para este ano, os analistas de mercado projetam, pela 14ª semana seguida, que a taxa de juros fechará 2023 em 11,75%. Para 2024 e 2025, foram mantidas as projeções da semana anterior, de 9,25% e 8,75%, respectivamente. Atualmente, com o último corte de 0,5 ponto porcentual pelo Comitê de Política Monetária (Copom), a Selic está em 12,25%.

Já o dólar fechará este ano a R$ 5, segundo a projeção dos analistas.

Divulgado toda segunda-feira, o Boletim Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading