O presidente da Argentina, Alberto Fernández, não parabenizou o presidente eleito, Javier Milei, depois da vitória no segundo vez, neste domingo, 19. O peronista unicamente falou em suas redes sociais sobre iniciar “uma transição ordenada”. Ele disse também que “o povo expressou sua vontade”.
A mensagem, postada em seu perfil no Twitter/X, começa dizendo: “Milhões de argentinos foram votar e decidiram o fado da pátria pelos próximos 4 anos”. Em seguida, Fernández acrescenta: “Sou um varão da democracia, e zero valorizo mais do que o veredicto popular”.
Alberto Fernández fala em transição “ordenada”
Agradecendo aos candidatos peronistas Sérgio Tamanho e Rossi Aguntin pela campanha que realizaram, Fernández falou em iniciar a transição de governo imediatamente, e garantiu que será tranquila.
“Confio que amanhã mesmo possamos iniciar a trabalhar com Javier Milei para prometer uma transição ordenada.”
Fernández disse que, de sua secção, seguirá “trabalhando para fortalecer a democracia e as instituições da república, em unidade com todos os setores que integram o movimento pátrio.”
O presidente, que deixa um país assolado em uma inflação que supera 140% ao ano, disse que “sempre lutará por uma pátria justa, livre e soberana”.
Javier Milei venceu, no segundo vez, o atual ministro da economia, Sergio Tamanho, com mais de 55% dos votos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também usou as redes sociais para falar sobre o resultado das eleições na Argentina e, assim uma vez que seu colega da esquerda, o presidente brasílico também não parabenizou o vencedor, Javier Milei.
Lula parabenizou unicamente as instituições argentinas pelo processo eleitoral e ao povo prateado pela “jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica”.