Um grupo de 26 repatriados da Fita de Gaza desembarcou, nesta quarta-feira, 15, na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo. O trajeto foi realizado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que partiu de Brasília.
Ao todo, 32 pessoas deixaram Gaza na sexta-feira 6 e embarcaram em uma aeroplano da FAB em Cairo, no Egito, na segunda-feira 13, chegando ao Brasil na noite do mesmo dia. O grupo aguardava a repatriação em um alojamento próximo à cidade de Rafah, na fronteira egípcia de Gaza.
Dos 26 repatriados de Gaza que estão em SP, 14 vão para um abrigo providenciado pelo governo federalista no interno do Estado. No sítio, cinco famílias ficarão em unidades individuais com quartos, banheiros, refeitório e espaço para convívio.
As 14 pessoas pediram a ida ao abrigo, pois não têm onde se instalar no país. Elas poderão permanecer no sítio por tempo indeterminado.
Os dez palestinos que chegaram ao Brasil com os 22 brasileiros realizaram o cadastro para receber o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Eles vieram a Brasília por serem familiares de repatriados. Por meio do CPF, os palestinos poderão ter aproximação a programas sociais brasileiros, uma vez que Bolsa Família.
Conforme Antônio Lindemberg, superintendente regional da Receita Federalista no Meio-Oeste, no horizonte, a teoria é ajudar os órgãos de assistência social com a destinação de mercadorias de contrabando para facilitar os repatriados a terem condições de iniciarem suas vidas no Brasil.