Expatriados apontam as 10 melhores cidades para se viver

A comunidade global de expatriados InterNations publicou um relatório que classifica as melhores cidades para se viver no mundo. O material foi publicado no fim de 2023. 

Para construir a lista, foi usado como referência opiniões de 12 mil participantes. Além disso, a InterNations pesquisou expatriados de 177 nacionalidades. 

A pesquisa analisou quatro áreas específicas:

  1. qualidade de vida (assistência médica e opções de lazer);
  2. facilidade de adaptação (encontrar amigos, cultura e boas-vindas); 
  3. trabalho no exterior (finanças pessoais); e 
  4. noções básicas para expatriados (questões administrativas e moradia).

1 — Málaga, Espanha

De acordo com o relatório, a cidade espanhola de Málaga foi escolhida como o melhor lugar para viver e trabalhar. 

Conhecida como “Costa del Sol”, o município é um dos mais antigos do mundo. Málaga é conhecida por seu legado histórico, cenário artístico e cultural. O município também é o mais bem avaliado em termos de simpatia. 

Cerca de 89% dos entrevistados disseram que os habitantes de Málaga são “especialmente amigáveis” com os expatriados. 

2 — Alicante, Espanha

A grande desvantagem de Alicante é o aspecto do trabalho | Foto: Reprodução/Twitter/X

A cidade de Alicante, também na Espanha, se destaca, sobretudo, por ser o lugar com a moradia mais acessível para os estrangeiros. Ela ocupa a segunda posição na lista. 

No entanto, a grande desvantagem do local é o aspecto do trabalho. Os entrevistados relatam que a cultura empresarial da cidade não promove a criatividade, o trabalho independente ou a flexibilidade. 

3 — Valência, Espanha

Valência, Espanha
O município de Valência também se destaca pelo fato de ser muito fácil se locomover a pé ou de bicicleta | Foto: Reprodução/Twitter/X

Em terceiro lugar está a cidade espanhola de Valência. Os pesquisados disseram que o lugar possui grande facilidade de instalação, além da alta qualidade de vida e grande possibilidade de garantir uma boa finança pessoal. 

“Isso se traduz em culturas acolhedoras que tornam a vida agradável e acessível”, disse a InterNations. 

O município também se destaca pelo fato de ser muito fácil se locomover a pé ou de bicicleta. Além da acessibilidade do transporte público. 

O lado negativo, entretanto, é que o lugar não é tão bom quando se trata de trabalho. As oportunidades de carreira para expatriados são as piores classificadas entre as cidades espanholas no ranking

4 — Ras al-Jaima, Emirados Árabes Unidos

Ras al-Jaima, Emirados Árabes Unidos
A cidade dos Emirados Árabes também se destaca pela satisfação geral com o trabalho | Foto: Reprodução/Twitter/X

De acordo com os entrevistados, Ras al-Jaima, nos Emirados Árabes Unidos, é a cidade onde é mais fácil para os expatriados começarem a trabalhar. Cerca de 78% não tiveram problemas para obter um visto. Segundo os estrangeiros, a moradia é acessível e fácil de encontrar. A cidade árabe ocupa o quarto lugar no ranking.

O lugar também se destaca pela satisfação geral com o trabalho. Ras al-Jaima garante melhores opções para os expatriados conquistarem carreira pessoal. 

No entanto, uma das desvantagens é a falta de transporte público. Segundo os entrevistados, a vida noturna é “decepcionante”. Além disso, há poucas oportunidades de esportes recreativos e um ambiente natural pouco atraente. 

5 — Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Abu Dabi
O lugar tem a melhor infraestrutura automotiva do mundo | Foto: Reprodução/Twitter/X

A capital dos Emirados Árabes Unidos é, de acordo com os expatriados, “o destino no deserto com a melhor qualidade de vida”. Abu Dhabi ocupa o quinto lugar no ranking

O lugar tem a melhor infraestrutura automotiva do mundo e também tem excelentes serviços médicos. Além disso, 94% dos expatriados valorizam sua segurança pessoal e 84% gostam de sua estabilidade política.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading