Tensão Europa-Israel-Hamas: Conflito faz Ministro Italiano considerar cancelar celebrações

A guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas está gerando ondas de preocupação na Europa. O ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, anunciou no sábado (14) que está considerando cancelar as celebrações oficiais do Dia da Unidade Nacional e das Forças Armadas, marcado para 4 de novembro. O receio do ministro está ligado à fragilidade na segurança do país decorrente do atual conflito no Oriente Médio.

O evento, que usualmente promove diversas solenidades em todo o país, celebra a vitória da Itália sobre o Império Austro-Húngaro na Primeira Guerra Mundial. Crosetto expressou sua hesitação quanto à realização do evento este ano, destacando a preocupação com o aumento do risco em meio ao conflito.

Durante um evento do jornal italiano Il Foglio, Crosetto afirmou: “Estou pensando em cancelar o evento, em não fazê-lo este ano, porque não acho certo aumentar um fator de risco.” Ele ressaltou sua responsabilidade em considerar o pior cenário possível, questionando a prudência de oferecer uma plataforma a possíveis ameaças.

A tensão na Europa intensificou-se após um apelo de Israel para que os israelenses ao redor do mundo permaneçam em alerta. Líderes do Hamas convocaram seus apoiadores para se unirem ao grupo terrorista no “Dia da Fúria” na última sexta-feira (13). A liderança do Hamas instigou seus seguidores a saírem às ruas agredindo judeus e israelenses.

Diante desse cenário, o governo israelense pediu a seus cidadãos que permaneçam atentos e evitem manifestações. Também incentivou que relatem qualquer indício de motins e ações de ódio às forças de segurança locais. A Europa observa atentamente o desenrolar desses eventos em meio à crescente preocupação com a segurança regional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies