Entre Messi e Maradona, papa Francisco escolhe Pelé

Em entrevista à emissora italiana Rai, o papa Francisco surpreendeu ao responder sobre qual é seu jogador de futebol preferido. Lionel Messi e Diego Armando Maradona, seus compatriotas, foram elogiados pelo pontífice. Mas ele escolheu um brasileiro.

Papa Francisco apontou Edson Arantes do Nascimento como o melhor de todos os tempos. “Entre Messi e Maradona, direi um terceiro: Pelé”, afirmou. “São os três que acompanhei.”

Na sequência, o pontífice analisou a carreira do campeão mundial pela Seleção Argentina em 1986. “Maradona, como jogador, foi um grande”, salientou. “Mas, como homem, faliu. Coitado, escorregou com o cortejo de quem o louvava e não o ajudava. Ele veio me encontrar aqui, no primeiro ano do meu pontificado, e, depois, teve aquele fim. É curioso que muitos esportistas terminem mal.”

Francisco também ressaltou as qualidades de Messi. “É corretíssimo”, afirmou. “É cavalheiro. Mas, para mim, entre estes três, o grande cavalheiro é Pelé. Um homem de um coração.. Falei com o Pelé. Certa vez o encontrei em um voo, quando estava em Buenos Aires, e nos falamos. Era um homem de uma humanidade muito grande. Os três são grandes, cada um com sua especificidade. Messi é forte hoje e Pelé era forte.”

Pelé, o maior de todos os tempos

“Há sempre uma lógica por trás de toda loucura, alguém pondera quando confrontado com maluquices indecifráveis”, diz o jornalista. “A frase pode valer para outros países. Não é o caso do Brasil. Porque é uma loucura sem vestígios de lógica o tratamento áspero dispensado por tantos nativos do País do Futebol ao maior jogador de todos os tempos. Nunca se viu nem se verá algo parecido, penso ao revisitar Pelé Eterno, o admirável documentário de Aníbal Massaini lançado em 2004.”

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading