empresa acha substituto do cacau e conquista o mundo

Um dos grandes motores da inovação é a escassez — e no agro não é diferente. Comemorando 60 anos de existência neste ano, a Nutella prova que um problema pode ser uma grande oportunidade.

A Nutella é fabricada pela Ferrero, uma empresa que começou como uma pequena doceria em Alba, na Itália, em 1946. O produto que conhecemos hoje surgiu da Pasta Gianduja — uma receita desenvolvida por Pietro Ferrero, fundador da companhia.

De acordo com Giovanni Ferrero, presidente-executivo da Ferrero e neto de Pietro, a fórmula surgiu para contornar a elevação dos custos. Os preços subiram com o aumento do valor do cacau depois da Segunda Guerra Mundial — a principal matéria-prima dos chocolates.

Nutella, cacau e avelã

Na época, o chocolate ficou tão caro que ninguém conseguia comprá-lo na Itália, segundo o executivo. “A nossa visão era: ‘Como podemos fazer uma nova receita com menos cacau e o alto valor nutricional das avelãs?’”, disse Giovanni ao falar da fórmula criada pelo avô.

Em 1964, coube a Pietro Ferro Jr., pai de Giovanni, transformar a Pasta Gianduja na marca Nutella. A receita atual leva 13% de avelãs e 7,4% de cacau, além de outros componentes como leite e derivados de soja.

A Ferrero também produz o Kinder | Foto: Reprodução

O produto é vendido hoje em cerca de 170 países. A empresa se tornou global, com fábricas em 37 nações — e o Brasil está entre elas. Em 2023, a companhia faturou R$ 91 bilhões.

“O que é fascinante numa família empreendedora é que, 20 anos depois, o seu filho, o meu pai, entrou e disse: ‘Podemos ir mais longe; existem novas tecnologias, existem novas formas de integrar esta receita vencedora”, comentou Giovanni. “E ele apareceu com a Nutella, que nasceu no mesmo ano que eu nasci, 1964.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies