Emagrecer após os 45 exige cuidados com a saúde e ingestão correta de alimentos

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O processo de emagrecimento após os 45 é diferente. Com o avançar da idade, a massa magra costuma diminuir devido a uma série de mudanças que ocorrem no corpo, entre elas como hormonais, especialmente nas mulheres. Segundo especialistas, a chegada da menopausa, por exemplo, dificuldade o ganho de massa muscular e perda de peso.

A nutricionista Ana Leticia de Mira lembra que, além da alimentação, para acelerar o metabolismo, precisamos também de atividade física.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que o sedentarismo é responsável por mais de dois milhões de mortes anualmente. Segundo a OMS, a orientação é realizar 150 minutos de atividade física na semana. Ana Letícia explica que após os 45 anos, há uma desaceleração do metabolismo, e é preciso reduzir a ingestão calórica se a intenção for emagrecer.

A ingestão de água, por outro lado, é um fator que auxilia no emagrecimento. O ideal é consumir de 30 a 35 ml/kg de acordo com o seu peso. Por exemplo, se seu peso é 60 kg, a ingestão de água necessária é de 1,8 a 2 litros por dia.

“Por isso é importante que, no planejamento alimentar, optemos por nutrientes e proteínas, pois são importantes para manter o emagrecimento saudável e a qualidade de massa magra. O consumo de frutas e vegetais também deve ser priorizado”, afirma a especialista.

Entre frutas e vegetais de baixa caloria estão: melão, limão, maçã, cenoura, beterraba, abóbora, chuchu e alface. O consumo de proteínas é importante porque elas aumentam a sensação de saciedade e exigem mais energia do organismo durante a digestão. É indispensável também fazer refeições e lanches com um bom teor de nutrientes, priorizando carnes, queijos magros e grãos integrais.

“Evitar grandes refeições no jantar também é muito importante, pois o organismo funciona mais lentamente no período da noite. É essencial ainda lembrar que o processo de emagrecimento deve ser acompanhado por um especialista”, finaliza.

Da Redação
[email protected]

%d blogueiros gostam disto: