Em meio a desgaste, Lula tem reunião com Marina Silva e Sônia Guajajara nesta sexta

Os Ministros do Meio Ambiente e dos Povos Originários ficaram insatisfeitos com o esvaziamento de suas massas após a aprovação da MP dos Ministérios

FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Reunião foi convocada por Lula em meio a polêmicas envolvendo desmonte dos ministérios

Como as ministras fazem Meio-Ambiente, Marina Silvae dos Povos Originários, Sônia Guajajaraforam chamadas para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira, 26, no Palácio do Planalto. Outros ministros também devem estar presentes, As ministras não aceitam a derrota do governo na análise da MP dos Ministérios. Sem uma base combinada forte, o governo está enfrentando dificuldades em avançar em questões discutidas no Congresso. Marina Silva não esconde o descontentamento com sua pasta ter perdido a gestão do Cadastro Ambiental Ruralsistema de informações sobre propriedades rurais, para o Ministério da Gestão, e da Agência Nacional de Águas para o Ministério do Desenvolvimento Regional. Durante posse do novo presidente do Instituto Chico Mendes, Marina afirmou que o governo passa por um momento extremamente difícil. “Nós temos que resistir e vamos resistir manejando essas contradições, criando alternativas, buscando soluções e cuidando do legado”, disse Marina.

A ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara, também não está satisfeita, já que sua pasta perdeu a estrutura que cuida da demarcação de terras indígenas, cujo seguimento ficou com o Congresso Nacional. O Ministério sofreu uma derrota com aprovação da urgência de votação do Marco Temporal, que pretende restringir a demarcação de terras para aquelas efetivamente ocupadas até a Constituição. Nas redes sociais, Guajajara reclamou que está havendo um “desmonte da política indígena” no país. Ela explicou que a transferência da demarcação para o Congresso é um equívoco perigoso e que coloca em risco o direito dos indígenas e de abrir espaço para influências políticas e interesses psicológicos. A ministra também relembrou que o Congresso sentiu a MP da Mata Atlânticaque vai flexibilizar e facilitar o desmatamento no bioma.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin

https://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1

  !function(f,b,e,v,n,t,s)
  {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
  n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
  if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0';
  n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
  t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
  s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script',
  'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js');
  fbq('init', '474441002974508');
  fbq('track', 'PageView');
%d blogueiros gostam disto: