É autorizado novo reajuste de 13,5% nas tarifas de água e esgoto em Teresina
A Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete) autorizou novo reajuste de 13,5% nas tarifas de água e esgoto. O aumento passará a valer a partir do dia 28 de junho.
A atualização foi autorizada pela Resolução nº 54/2022, publicada no dia 26 de maio, no Diário Oficial do Município (DOM).
De acordo com a Arsete, os valores seguem uma fórmula paramétrica prevista em Contrato de Subconcessão nº 01/2017, que tem como prestadora de serviço, a empresa Águas de Teresina e sempre precedido de homologação da agência reguladora.
“Isso acontece porque os preços não aumentam somente para o consumidor, já que fornecer serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implica em custos e investimentos permanentes, que são pagos pelas tarifas”, diz a Agência em nota.
Para se chegar no valor final do reajuste tarifário, são considerados diversos fatores como preços de insumos, a exemplo produtos químicos, o valor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), entre outros.
Ainda segundo a Arsete, “o objetivo é recompor perdas inflacionárias sofridas pela subconcessionária, apuradas no período de um ano, mantendo a proteção do preço em relação à desvalorização provocada pela variação dos custos de produção causada por oscilações ordinárias da economia”.
Adolfo Nunes, presidente da Arsete, informa ainda que a Agência vai continuar fiscalizando os serviços prestados pela concessionária Águas de Teresina, previsto em contrato.
“Vamos continuar fiscalizando a ampliação da rede, tanto de esgotamento sanitária, como de abastecimento de água. Nós temos um contrato de 35 anos, e a Águas de Teresina promete realizar a cobertura 90% na rede de esgoto, 100% na rede de água tratada na capital e a gente vai fiscalizar essas etapas”, informa.
Leia a resolução na íntegra clicando aqui.
O reajuste das tarifas será aplicado em todas as categorias tarifárias e faixas de consumo, assim como nos demais serviços previstos no contrato de subconcessão e regulados pela Agência.