Menos de 60% dos piauienses receberam vacinas contra a gripe
O Dia Nacional da Imunização no Brasil é comemorado nesta sexta-feita (9). A data ressalta a importância da vacinação para a proteção individual e à saúde coletiva. Entretanto, no Piauí, menos de 60% da população se vacinou contra a gripe.
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) alertou a população quanto à importância de manter as vacinas em dia. Para a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, até mesmo o adulto deve ficar atento à imunização.
“Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é o melhor método para evitar doenças e infecções. A vacinação é essencial também para a proteção da saúde coletiva e neste dia da imunização, chamamos atenção da população do Piauí para que procure os postos de saúde de seus municípios e coloquem sua caderneta de vacina em dia”, destaca.
No estado, além das vacinas de rotina do Plano Nacional de Imunização (PNI), também estão em execução as campanhas contra a Influenza e a Covid-19, cujo objetivo é imunizar 90% do público-alvo de cada grupo prioritário.
Até esta sexta-feira (9), 699.682 pessoas receberam a vacina contra a Influenza, o que corresponde a 56,94% do público-alvo, que é de 1.188.474. O imunizante está disponível nos postos de saúde e tem como grupo prioritário da campanha idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Com relação à campanha contra a Covid-19, o estado já aplicou mais de 9 milhões de doses, sendo que 367.213 pessoas tomaram a vacina bivalente, disponível para a população acima de 18 anos, que tenha recebido pelo menos duas doses dos imunizantes monovalentes, com o intervalo de quatro meses após a última dose.
Veja onde se vacinar nesta sexta-feira (6) em Teresina:
9h às 17h – Teresina Shopping (Edifício Garagem G3)
– Gripe: população em geral 6 meses e mais
– Covid: 1ª dose crianças de 6 meses a 11 anos
– Covid: 2ª dose crianças de 6 meses a 11 anos
– Covid: 3ª dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos
– Covid: 1ª dose 12 anos e mais
– Covid: 2ª dose com a vacina respectiva da primeira dose aplicada (12 anos ou mais);
– Covid: 1º Reforço (3 anos ou mais)
– Covid: 2º Reforço (18 anos ou mais)
– Covid bivalente: 18 anos e mais
No momento da vacinação, tanto para gripe como para covid-19, é preciso apresentar os seguintes documentos: identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacinação com registro das doses anteriores.