Deputado enfrenta tentativa de expulsão nos EUA

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Fruto de brasileiros, o deputado republicano George Santos, de Novidade York, terá de enfrentar uma novidade tentativa de expulsão do Congresso dos Estados Unidos. O pregão foi do presidente do Comitê de Moral da Câmara dos Deputados, Michael Guest, nesta sexta-feira, 17.

O colegiado apresentou na quinta-feira 16 um relatório de investigação que afirmou ter “evidências contundentes” de violações da lei federalista por Santos.

O documento reúne provas de pelo menos 23 crimes cometidos por Santos, porquê fraude, roubo de cartão de crédito e moca à percentagem eleitoral norte-americana.

O comitê concluiu que Santos “procurou explorar fraudulentamente todos os aspectos de sua candidatura à Mansão para seu próprio lucro financeiro pessoal”.

Para a expulsão, dois terços da Câmara (murado de 290 membros dos 435 totais) teriam de ser favoráveis.

Os políticos devem discutir a expulsão no término do mês, quando retornam do recesso de Ação de Graças.

George Santos
Depois de duas tentativas de expulsão, o deputado republicano George Santos pode ser cassado pela Câmara dos Estados Unidos | Foto: Reprodução/site solene http://goergeforny.com

Iminente expulsão do deputado?

Segundo o jornal The New York Times, dezenas de parlamentares reagiram de forma negativa ao relatório do Comitê de Moral.

Com a divulgação da apuração do Departamento de Moral, quase todos os deputados de Novidade York, Estado natal de Santos, apoiam sua expulsão.

O Partido Republicado está em uma situação delicada, já que não pode perder o assento ocupado por Santos sem também prejudicar a maioria. A preocupação com a situação é tanta que, de consonância com o The New York Times, os líderes dos republicanos e dos democratas consideram uma eleição no início de 2024 para ocupar o lugar de Santos.

Santos, que está no Congresso desde janeiro, anunciou que não buscará a reeleição depois da divulgação do relatório do comitê, apesar de ter refutado acusações e chamado a investigação de “tendenciosa”.

Santos pode ser o sexto deputado da história da Câmara norte-americana a ser cassado.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies
%d blogueiros gostam disto: