Deputado comunista e Ministro da AGU defendem regulação das redes sociais em meio a tensões com Elon Musk

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e o deputado federal Orlando Silva (PCdoB), relator do Projeto de Lei (PL) da Regulação das Redes Sociais, ganharam destaque neste domingo, 7, nas páginas do jornal britânico Financial Times. Isso porque ambos os políticos defenderam a necessidade de “regulamentação” das redes sociais e expressaram críticas ao proprietário do Twitter/X, Elon Musk.

“Não podemos tolerar uma sociedade na qual bilionários domiciliados no exterior tenham controle sobre as redes sociais e se posicionem de maneira a violar o Estado de Direito, desrespeitando decisões judiciais e ameaçando nossas autoridades”, escreveu Jorge Messias. “A paz social é uma questão inegociável.”

Por sua vez, Orlando Silva declarou que Elon Musk ultrapassou os limites. “Agora, Elon Musk indica um desrespeito ao Poder Judiciário”, afirmou. “Vou sugerir ao presidente da Câmara, Arthur Lira, a pauta do PL 2630 para desenvolvermos um regime de responsabilidades para essas plataformas digitais. Esta é uma resposta em defesa do Brasil.”

O Financial Times apresenta a seguinte manchete: “Brasil ameaça regulamentar redes sociais após conflito com Elon Musk”. Ao longo do texto, o jornal menciona o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como um dos protagonistas do momento de tensão política no país.

O periódico lembra que o magistrado emitiu decisões contra seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ordenou o bloqueio de contas brasileiras na plataforma de mídia social. Segundo o Financial Times, essas contas “provavelmente estão associadas a movimentos de extrema direita, que têm encontrado espaço significativo no Twitter/X e em outras plataformas de mídia social, incluindo o Telegram”.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
if(f.fbq)return;n=f.fbq=function()n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments);
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘5194898813962404’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies