Depois de onda de calor, Brasil encara aviso de tempestade

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Depois da vaga de calor que afetou quase todas as regiões do Brasil na última semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira, 20, um alerta laranja indicando risco de tempestades em quatro estados, além do Região Federalista. O aviso vale para esta segunda, 20, e terça-feira, 21.

De entendimento com a previsão, a tempestade vai atingir algumas regiões de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Com relação ao DF, o tempo afetará todas as cidades. O aviso também alerta a populaçao para o volume totalidade de chuva nessas áreas, que pode chegar a 100mm em 24 horas, com ventos de até 100km/h. Há ainda a verosimilhança de queda de saraiva. 

De entendimento com o Inmet, o alerta também vai para o risco de alguns danos nessas áreas, uma vez que golpe de virilidade elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações. 

O instituto pede que a população não se abrigue por baixo de árvores, em casos de fortes ventanias, devido ao risco de queda e descargas elétricas. 

Sul do Brasil

Brasil encara aviso de tempestade
Temporais continuam no Rio Grande do Sul | Foto: Resguardo social/RS

Segundo o Climatempo, a previsão para os estados da Região Sul é alarmante no percurso desta semana. Para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná haverá mais chuva e rajadas de ventos.

A semana até começa sob atuação de uma volume de ar sequioso, que deixa o tempo firme desde o centro-sul do Paraná até o Rio Grande do Sul. 

A mudança no tempo ocorre a partir desta terça-feira, 21, conforme o instituto. No Paraná, a chuva deve chegar no final da tarde, mas de maneira instável. Já no Rio Grande do Sul, ela se intensifica depois do meio-dia, com risco de temporais e ventos que podem chegar a 70 km/h.

Confira: “Previsão do tempo: chuva de espalha pelo Brasil”

Na quarta-feira 22, a situação passa a ser de alerta para toda a Região no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A requisito é de tempo fechado na metade sul e oeste gaúcha, com pancadas persistentes. Já no estado catarinense e no Paraná, as pancadas intercalam com tempo desobstruído, mas há grande verosimilhança temporal, segundo o Climatempo.

De terça a quinta-feira (23), o indicativo é de acumulados muito expressivos, com chuva podendo passar dos 100mm em muitas regiões gaúchas e atingir de 80 a 120mm no Supino Vale do Itajaí e segmento do setentrião catarinense. Em algumas áreas, pode permanecer próximo de 150 mm. Já na Grande Florianópolis, os acumulados variam entre 60 e 80 mm. 

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies
%d blogueiros gostam disto: