O jornalista e apresentador da TV Bandeirantes José Luiz Datena se desfiliou do PDT na última segunda-feira, 13, depois de permanecer no partido por somente oito meses. A saída da legenda ocorreu depois de a deputada federalista Tabata Amaral (PSB-SP) convidá-lo para ser o seu vice na disputa pela Prefeitura de São Paulo no ano que vem.
Em um ofício enviado ao PDT, o jornalista disse que a sua desfiliação foi motivada por “motivos de ordem pessoal”. Em uma entrevista para a Jovem Pan no dia em que Datena pediu para trespassar do partido, Tabata disse que deseja ter o apresentador “dentro do PSB” e que ele tem “histórico e tamanho” para ser o seu vice nas eleições municipais.
Leia mais:
“É uma das melhores pessoas e uma das que mais interagem com o tema da segurança pública”, disse Tabata, em referência a Datena. “Faz todo sentido tê-lo ao meu lado, foi feito o invitação, dentro do PSB, cabe a ele aceitá-lo. Ele tem histórico e tarifa pra isso, mas é uma decisão dele pro ano que vem.”
Datena fechou com o PDT em março deste ano, visando uma candidatura para a prefeitura pela {sigla}. Ao jornal O Estado de S. Paulo, o ministro da Previdência Social e presidente pátrio da {sigla}, Carlos Lupi, afirmou que Datena seria o nome do partido para concorrer ao função de prefeito de São Paulo. “Ficamos bastante felizes e empolgados com esta decisão”, disse Lupi. “Irá fortalecer o nosso partido e nossa desculpa, pois é um varão comprometido com as causas populares.”
Datena: mais uma desistência à disputa pelo função de prefeito de São Paulo

Em 2022, quando era filiado ao União Brasil, Datena anunciou que se candidataria ao Senado por São Paulo. No entanto, o apresentador deixou o partido de Luciano Bivar e se filiou ao PSC. Ele chegou a figurar uma vez que predilecto à cadeira no Legislativo. No término das contas, o apresentador decidiu seguir com o seu tarefa na TV e não se candidatou a função qualquer.
Essa não é a primeira vez que o jornalista desiste de lançar candidato a prefeito da capital paulista. A tentativa de estreia de Datena de entrar na política se deu em 2016, quando ele disse que disputaria a Prefeitura de São Paulo pelo PP. A candidatura não foi para frente depois de o ex-governador Paulo Maluf anunciar pedestal à reeleição do petista Fernando Haddad. Atual ministro da Herdade, Haddad foi derrotado no primeiro vez pelo portanto tucano João Doria.
Em 2018, o apresentador de televisão cogitou se lançar uma vez que candidato a uma vaga no Senado pelo DEM, atual União Brasil. No ano de 2020, Datena foi cotado para vice-prefeito de São Paulo na placa de reeleição de Bruno Covas (PSDB). Ele não chegou a disputar nenhuma das eleições.
Revista Oeste, com informações da Escritório Estado