conecte-se

Brasil em Pauta

CPF negativado: o que é, como descobrir e suas consequências

Mas, com dedicação e organização, é possível se reorganizar financeiramente. Para isso, confira nosso artigo e entenda tudo sobre o assunto, e veja quais são as consequências, como consultar o CPF e como reverter essa condição!

Published

on

Descobriu que está com o CPF negativado? Isso não é um bom sinal! Mas fique tranquilo, existem formas para reverter essa situação e voltar a ficar com o seu nome limpo. Afinal, há momentos em que há descontrole financeiro que acabam prejudicando as finanças.

Mas, com dedicação e organização, é possível se reorganizar financeiramente. Para isso, confira nosso artigo e entenda tudo sobre o assunto, e veja quais são as consequências, como consultar o CPF e como reverter essa condição!

Entenda o que significa ter o CPF negativado

Significa que seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) foi inscrito nos sistemas de Órgãos de Proteção ao Crédito, como inadimplente, por causa da falta de pagamento de uma dívida. Essa inscrição é solicitada pelo credor, e não é automática.

Advertisement

Ou seja, ter uma dívida atrasada, não necessariamente terá seu CPF negativado, porém, há grandes chances de ter a restrição. Além disso, a restrição no CPF pode vir de um protesto em cartório, o que vai tornar oficial o não cumprimento do pagamento por parte do devedor.

Assim, o credor formaliza o débito em atraso e o cartório envia uma intimação extrajudicial ao devedor, que uma vez notificado, ele deverá regularizar a dívida com os acréscimos de juros e multa, dentro do prazo de três dias úteis.

Caso contrário, o título da dívida é protestado e o CPF do devedor será inscrito nos sistemas de birôs de crédito como inadimplente. Se este é seu caso, confira esse artigo e entenda o que fazer se sofrer um protesto em cartório!

Advertisement

Essa é uma das consequências de não pagar as contas dentro do prazo de vencimento. Além disso, essa situação pode impactar sua vida financeira de diferentes formas.

Como saber se meu CPF está negativado?

É só acessar a plataforma ou aplicativo oficial de birôs de crédito, como a Serasa. Após, faça um cadastro e o login em sua conta. Logo aparecerá uma tela com suas dívidas negativadas e informações importantes, como dados do credor, valores, entre outros.

No caso da Serasa, essa consulta é gratuita! Além disso, é possível verificar seu score de crédito e monitorá-lo, entre outras vantagens.

Advertisement

Quais são as possíveis consequências de ter o CPF negativado?

Ter o CPF negativado pode trazer muitas dificuldades para sua vida financeira. Reunimos os principais a seguir, veja:

Impacto no score de crédito

Uma das primeiras consequências ao receber a restrição no nome é ter uma queda considerável no seu score de crédito. Isso acontece porque o sistema de pontuação considera o histórico e comportamento financeiro do consumidor, e ao verificar dívida negativada, entende que aquele perfil possui maior probabilidade de inadimplência.

Lembrando que esse sistema é gerido pelos Órgãos de Proteção ao Crédito e analisa diversas informações financeiras do consumidor. Cada órgão possui seus próprios critérios, e por isso sua pontuação pode ser diferente de um birô de crédito para outro.

Advertisement

Dificuldade de conseguir crédito

Com o CPF negativado e, ainda, com o score de crédito baixo, haverá mais dificuldades em conseguir uma concessão de crédito no mercado. Isso porque muitas instituições financeiras consideram esses dois fatores ao fazer uma análise de crédito para uma possível concessão.

E isso vale para qualquer linha de crédito, como cartão de crédito, empréstimo, financiamentos, crediário em lojas, etc.

Pode sofrer processos judiciais

O credor tem o direito de requerer na justiça o pagamento das quantias atrasadas com valores corrigidos. E isso pode gerar uma tremenda dor de cabeça.

Advertisement

Afinal, caso o devedor não quite os débitos ou entre em acordo, uma das consequências pode ser que a justiça exija a penhora de bens, como veículos e imóveis, bloqueio de salário e até leilão de bens para que o valor em aberto seja quitado.

Claro que isso, dependendo do caso, pode demorar muito tempo. Porém, enquanto o devedor não quitar a dívida negativada, o débito continua existindo.

Problemas ao alugar imóvel

Ao cadastrar-se em uma imobiliária para alugar um imóvel, pode ser investigado e analisado seu cadastro e dados, e ao verificar a restrição no seu CPF, pode ser negada a concessão do contrato. Afinal, a empresa pode entender que há chances elevadas de você não cumprir com os pagamentos dos aluguéis.

Advertisement

Ter a suspensão de serviços

Neste caso, refere-se a pagamentos atrasados de dívidas relacionadas a empresas que fornecem serviços, como plano pós-pago de celular, internet, streaming, energia, e muitos outros.

Isso pode te prejudicar na sua vida, afinal, podem ser serviços essenciais ou de lazer que melhoram sua qualidade de vida. Porém, as empresas têm o direito de suspender o serviço caso haja inadimplência por parte do consumidor.

Prejuízos com a saúde mental

Isso mesmo! Estresse, insônia, irritabilidade e ansiedade são alguns dos sintomas que podem te afligir ao ter CPF negativado, pois, além de receber muitas ligações do credor em questão para regularizar os pagamentos atrasados, há ainda os impactos que já citamos acima, que podem provocar esses transtornos.

Advertisement

Por isso, é fundamental se planejar e regularizar quanto antes a dívida, além de evitar atrasar os pagamentos das existentes.

Como reverter o CPF negativado?

Não aguenta mais ter o CPF negativado? Relaxa, é possível reverter essa situação e limpar seu nome. Porém, para isso, é necessário seguir os seguintes passos:

Advertisement
  1. Organize-se e faça um planejamentoO primeiro passo é entender sua real situação financeira. Para isso, reúna todas suas pendências em uma planilha, analise-as e defina um planejamento com objetivos claros para quitar suas dívidas. Dessa forma, será muito fácil seguir os passos seguintes, além de manter um bom controle financeiro.
  2. Renegocie sua dívidaCalma-se! É possível renegociar sua dívida para poder regularizá-la conforme seu orçamento permite. Para isso, entre em contato com o credor ou acesse uma plataforma de renegociação de dívidas, como a Serasa Limpa Nome. Verifique a possibilidade de acordo e só feche se a opção for acessível ao seu orçamento.
  3. Cumpra com o acordo e os demais pagamentosE por fim, cumpra com os pagamentos do acordo antes da data de vencimento. Assim, o credor poderá solicitar a retirada da restrição do seu nome, e limpar seu nome. O prazo é de 5 dias úteis, a partir da data de pagamento. Além disso, cumprindo com todos os pagamentos, você não terá mais esse problema.

E aí, entendeu tudo sobre CPF negativado? Então, renegocie sua dívida e tenha um bom controle financeiro para limpar seu nome e não ter mais esse problema! Aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement