Consulte AGORA seu PIS/Pasep e saiba como receber em 2024!

Recentemente, houve muitas dúvidas e especulações em torno do pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para aqueles que trabalharam no ano-base de 2022. A situação fica particularmente confusa por razão dos ajustes necessários motivados pela pandemia de Covid-19. Agora, segundo o governo federalista, atualizações são esperadas, e sabemos que o pagamento referente a 2022 será realizado no próximo ano, 2024.

A primeira coisa que precisamos entender é o impacto da Covid-19 nesse processo. Devido à pandemia e à urgência urgente de fundos para combater a crise de saúde, o governo federalista teve que reajustar os pagamentos do PIS/Pasep correspondentes ao ano-base de 2020 adiando-os para 2021. Isso criou uma disparidade no cronograma de pagamentos. Em seguida, o PIS/Pasep do ano-base 2021 começou a ser pago somente em fevereiro de 2023.

Situação atual dos pagamentos do PIS/Pasep

Com isso em mente, estamos agora na expectativa do pagamento do abono salarial correspondente ao ano-base 2022, que deveria ocorrer em 2024. No entanto, vale ressaltar que essas datas ainda podem ser alteradas. O governo federalista ainda não emitiu nenhum expedido solene sobre a normalização do calendário do PIS/Pasep.

O PIS será distribuído pela Caixa Econômica Federalista para trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o Pasep será pago pelo Banco do Brasil para servidores públicos. O Valor do PIS/Pasep é definido com base no salário mínimo do ano de pagamento. Portanto, o Valor a ser pago somente será espargido depois a enunciação solene do salário mínimo para o próximo ano.

Quem tem recta ao PIS/Pasep?

Todo trabalhador que esteja inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por no mínimo 30 dias no ano-base considerado para apuração, com remuneração média de até dois salários mínimos, tem recta ao mercê. É crucial que as informações do empregador tenham sido informadas corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O Valor do mercê é proporcional ao tempo que o empregado trabalhou no ano-base.

Uma vez que consultar o PIS/PASEP 2023 online?

Para consultas e mais informações sobre o PIS/Pasep 2023, os trabalhadores podem acessar o site do gov.br. Ou por outra, é verosímil realizar o saque do abono salarial utilizando o Cartão do Cidadão nos caixas eletrônicos da Caixa e também em agências da instituição.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading