No cenário atual, trabalhadores em todo o Brasil encontram-se ansiosos com as indefinições em relação ao Programa de Integração Social (PIS) do ano-base 2022, que terá seu pagamento efetuado em 2024. Com a interrupção e atrasos ocasionados pela pandemia, o calendário do PIS/PASEP tem sofrido variações significativas. Dessa forma a intervalo entre o ano de referência do PIS e o ano de recebimento aumentou para dois anos.
A princípio, o calendário do PIS para o subsequente ano costuma ser divulgado no último mês do ano, entretanto em decorrência de todas as instabilidades recentes, atualmente encontramo-nos em uma situação em que as datas de pagamento e os valores das parcelas do PIS referente ao ano-base 2022 ainda não foram determinados.
<h2 class="wp-block-heading" id="h-quanto-vai-ser-o-Valor-do-pis-ano-base-2022-para-2024″>Quanto vai ser o Valor do PIS ano-base 2022 para 2024?
Para o entendimento do montante a ser recebido, o trabalhador precisa saber que o Valor do PIS/PASEP é calculado tendo uma vez que base o salário mínimo vigente no ano de pagamento. Portanto, o Valor do PIS 2024 só será confirmado posteriormente o proclamação do Valor do piso salarial de 2024 pelo governo do presidente Lula (PT).
Quem tem recta ao PIS 2024?
À vista disso, ressalta-se que o maior Valor do PIS 2022 será talhado aos trabalhadores que atuaram com carteira assinada ao longo dos 12 meses de referência do ao-base. Para se enquadrar nos requisitos para o recebimento do PIS correspondente ao ano-base 2022, o trabalhador se nortear pelos seguintes critérios:
- Ter atuado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de referência;
- Ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais;
- Estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.
Porquê se informar sobre o PIS 2024 ano-base 2022?
Com as indefinições recentes, é de suma prestígio permanecer cauteloso às divulgações oficiais do governo sobre o PIS 2024. As atualizações sobre o calendário de pagamentos serão liberadas pelas entidades responsáveis e divulgadas nos canais oficiais de informação. Assim, os trabalhadores que se enquadrem nos parâmetros estipulados poderão obter informações precisas sobre quando terão aproximação ao mercê do PIS referente ao ano-base 2022.