Como Evitar Gastos com Tributos? Descubra a Importância do CNAE para o MEI!


Para você que está planejando abrir uma empresa como Microempreendedor Individual (MEI), é crucial saber que para registrar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é necessário selecionar uma Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) relevante.

Por que a CNAE é importante para o MEI?

Como Evitar Gastos com Tributos? Descubra a Importância do CNAE para o MEI!

A CNAE padroniza as atividades exercidas pelas empresas em todo o território nacional por meio de um código composto por sete dígitos. Esta classificação é indispensável para iniciar um negócio e obter um CNPJ.

O MEI pode registrar até 16 atividades diferentes em seu CNPJ, sendo uma principal e as outras secundárias. A qualquer momento após a criação da empresa, o microempreendedor individual pode adicionar ou remover atividades se houver mudanças em suas operações. Esta alteração pode ser realizada online através do Portal do Empreendedor.

Como o MEI consulta o CNAE correto?

A busca correta do CNAE é essencial, uma vez que a classificação das atividades impacta diretamente nos impostos a serem pagos. Por isso, caso você escolha atividades que não desempenha, pode acabar tendo gastos indevidos com tributos. Mas como descobrir a CNAE da sua empresa? O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza um sistema online para realizar essa consulta.

  • Acesse o sistema da Comissão Nacional de Classificação (Concla) no site oficial do IBGE;
  • Navegue até a aba “Atividades”. A pesquisa pode ser feita por palavra-chave, começando com a descrição de uma atividade. Por exemplo: edição, agricultura, manicure. Esta aba permite a busca também pelo código da atividade, porém só é útil se você já conhecer o CNAE;
  • Na aba “Estrutura”, uma lista é mostrada com 21 seções (de A a U) e as denominações de diferentes atividades. Clicando nas divisões, é possível ver quais grupos e subgrupos fazem parte delas, incluindo suas descrições;
  • Por exemplo: Seção (A) Agricultura; Divisão 01 Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados; Grupo 01.1 Produção de lavouras temporárias; Classe 01.11-3 Cultivo de cereais; Subclasse 0111-3/01 Cultivo de arroz. 0111-3/01 é o CNAE.
  • Se o seu negócio não se enquadra como MEI, é importante buscar outras possibilidades para empreender, como abrir uma Microempresa (ME), que têm outras opções de CNAE para cadastro.

Encontrar o CNAE certo para a sua empresa é um passo crucial para abrir um negócio. Este código define as atividades que a sua empresa pode exercer e contribui para a determinação dos impostos a pagar. Portanto, é sempre uma decisão importante a ser tomada com cuidado e atenção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies