Com conflitos ligados entre si, crise se espalha pelo Oriente Médio

O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou, nesta quarta-feira, 31, um documento sobre a Perspectiva Econômica Regional com avaliações sobre o Oriente Médio. O órgão afirma que o crescimento econômico na região e no norte da África foi de 3,4% em outubro do ano passado para 2,9% em 2024.

Além disso, o FMI destacou que o conflito entre Israel e os terroristas do Hamas ampliaram as incertezas econômicas para a área. 

Além do conflito em Gaza, o relatório cita a piora no quadro de segurança no Mar Vermelho. Esse problema provoca preocupações no comércio e no custo do transporte marítimo de cargas. 

Por causa dos conflitos no Oriente Médio, companhias de transporte marítimo anunciaram desvios de rotas

Navios
O órgão afirma que o crescimento econômico na região do Oriente Médio e no norte da África foi de 3,4% em outubro do ano passado para 2,9% em 2024 | Foto: Reprodução/Twitter/X

O FMI afirma que várias companhias de transporte marítimo anunciaram desvios de rotas. A intenção é buscar alternativas para evitar a região em que ocorrem ataques de rebeldes houthis, no Iêmen. 

O órgão ainda recorda que, durante o primeiro semestre de 2023, o comércio no Canal de Suez, que liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo, representava cerca de 12% do comércio global. Esse número inclui 30% do tráfego mundial de contêineres, além de 8% dos embarques no mundo de gás natural. 

Ainda segundo dados do FMI, até o dia 21 de janeiro deste ano, o volume de transporte marítimo no Canal de Suez havia registrado queda de quase 50%. Os custos de transporte de cargas entre a Europa e a China, que passa pelo Mediterrâneo, dispararam mais de 400%. 

O FMI adverte que uma escalada ou disseminação do conflito para além de Gaza e Israel e a intensificação de problemas no Mar Vermelho poderiam levar a um “impacto econômico grave” na região. Isso inclui o comércio e o turismo.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies