Cirurgias plásticas reparadoras serão ofertadas para mulheres e crianças vítimas de violência

Nesta segunda-feira (29), o Tribunal da Justiça do Maranhão (TJMA), assinará termo de cooperação com a Fundação Instituto para Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária (IDEAH) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para possibilitar cirurgias plásticas reparadoras em mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica.

O termo de cooperação implantará o “Projeto Recomeçar” no Maranhão e deverá oferecer serviços de cirurgia plástica de rede privada credenciada e demais serviços credenciados à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

As ações a serem executadas visarão o levantamento de pessoas (mulheres, crianças e adolescentes) vítimas de crime ou ato infracional, quando uma sequela resultar do crime ou do ato infracional, com potencial indicação médica de cirurgia reparadora.

As vítimas serão indicadas pelas(os) magistradas(os) dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e dos Tribunais do Júri do TJMA, ou pela Vara da Infância e Juventude do TJMA, para fins de avaliação médica, visando a análise da indicação (ou não) da cirurgia reparadora.

A Fundação IDEAH – integrante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – é um órgão humanitário de ensino e pesquisa, fundado em 2012, tendo como instituição fiscalizadora curadoria do Ministério Público. Já realizou mais de 7 mil cirurgias plásticas reparadoras em pacientes carentes e mutirões de reconstrução mamária em pacientes mastectomizadas pós câncer de mama, pacientes escalpeladas na região amazônica e pacientes com lábio leporino.

Fonte: Com informações do Tribunal de Justiça do Maranhão

%d blogueiros gostam disto: